Marina Sarruf
São Paulo – A fábrica gaúcha A.Grings, especializada em calçados femininos, aumentou em aproximadamente 50% suas exportações para o Oriente Médio em 2004. A região absorve 10% das exportações da companhia que, por sua vez, correspondem a 30% da produção.
Com uma produção diária de 70 mil pares de sapatos, 2,1 mil são destinados ao Oriente Médio. A empresa tem clientes em nações árabes como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Kuwait, Jordânia, Líbano, Omã, Catar e Iraque.
De acordo com Paulo Grings, diretor comercial da companhia, as exportações para a região podem crescer em 2005. "Esperamos um aumento, mas não podemos precisar quanto", afirmou. "(Os países árabes) são um bom mercado e têm condições de absorver cada vez mais os nossos produtos", completou. As exportações totais da empresa tiveram um aumento de 10% em relação ao ano de 2003.
O primeiro contato da empresa com representantes do mercado árabe ocorreu em 2000, numa feira internacional em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. A participação da companhia em feiras nacionais, como a Couromoda e a Francal, também renderam negócios com os árabes. Paulo Grings acredita que um bom trabalho junto aos distribuidores locais pode ajudar a aumentar as vendas para a região. Representantes da empresa visitam seus clientes árabes no mínimo duas vezes por ano.
Atualmente a A.Grings exporta para 74 países e conta com representantes nos cinco continentes. Entre os países árabes, possui distribuidores locais na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Omã, Jordânia e Líbano.
Os sapatos exportados para a região são os mesmos vendidos no mercado interno. Entre eles estão as sandálias, tamancos, mules (sapato aberto na parte de trás), chinelos, sapatos fechados e chanéis (calçados fechados na frente e com uma fivela atrás), vendidos sob as marcas Piccadilly e Cally.
A A.Grings ainda possui a linha White Comfort, que foi desenvolvida principalmente para profissionais que trabalham de branco, como médicas e dentistas, e precisam se sentir confortáveis durante o expediente.
50 anos em 2005
Fundada em 1955, a A.Grings vai completar 50 anos em 2005. Localizada na cidade de Igrejinha, no Rio Grande do Sul, a empresa possui duas unidades industriais, uma na sede e outra na cidade de Rolante, também no RS. No total a companhia tem 4 mil funcionários. A primeira exportação da empresa foi realizada em 1968 e teve como destino a Inglaterra.