São Paulo – A Dentro D’água, pequena fabricante de moda praia e fitness, quer retomar as vendas externas em 2009. A marca, que produz peças com alto valor agregado com sementes brasileiras, madrepérolas e cristais, já chegou à Itália, Grécia, Irlanda e Emirados Árabes Unidos. Com a desvalorização do dólar e o aumento da concorrência chinesa, porém, passou os últimos dois anos mais focada no mercado interno. A volta do câmbio mais favorável às exportações foi o estímulo tão aguardado pela fabricante.
“Estamos bem animados para retomar as negociações com o exterior. Além da moda praia, também produzimos maiôs e sungas especiais para a prática de natação, tryatlon e hidroginástica”, afirma Rita de Cássia Graf, proprietária da empresa do Paraná.
A empresária conta que a primeira exportação da marca ocorreu em 2005, após a participação na Fenit, Feira Internacional da Indústria Têxtil, em São Paulo. “Um representante da Yamama (cadeia de lojas italiana com mais de 200 pontos de venda) gostou muito dos nossos biquínis, principalmente por causa do alto valor agregado das peças e fez um pedido de 15 mil peças”, diz.
Para adequar os produtos ao exigente mercado europeu e entregar tudo no prazo combinado, a empresária enfrentou uma verdadeira maratona. “Foi um grande desafio para uma pequena empresa. O pedido foi fechado em setembro de 2004 e entregamos em março de 2005. Felizmente pudemos contar com o apoio de várias entidades, como o Sebrae, para ajudar a capacitar os artesãos que contratamos para concluir as peças que exigiam esse trabalho artesanal”, explica. A matéria-prima vinha de Belém do Pará e ainda precisava de um fio de macramê para o acabamento. “Trabalhamos com associações de bairros, clubes de mães e até com uma tribo indígena”, destaca.
A confecção própria da marca gera dez empregos diretos, mais seis terceirizados. A produção mensal média é de 3.500 peças, com possibilidade de aumentar para seis mil peças por mês.
A Dentro D’água é fabricante oficial da marca atlética espanhola Mosconi, e produz os uniformes da equipe de remo Flamengo, no Rio de Janeiro.
Mercado árabe
A dona da Dentro D’água acredita que poderá fazer bons negócios no mercado árabe, principalmente com os biquínis com detalhes mais sofisticados. “As peças que já vendemos para o Oriente Médio tinham cristais e madrepérolas. Também temos modelos que podem ser confeccionados com tecidos e detalhes dourados e prateados que fazem muito sucesso entre as mulheres árabes”, destaca.
Contato
Telefone: +55 (41) 3016.2642
E-mail: dentro.dagua@terra.com.br
Site: www.dentrodagua.com