Da redação
Porto Alegre – Fabricantes brasileiros de componentes para móveis do Rio Grande do Sul começam hoje (30) uma missão para Estados Unidos e Canadá para encontrar-se com 30 potenciais compradores. Eles ficam na América do Norte até o dia 11 de setembro.
A ação é uma iniciativa do SebraExport, projeto de incentivo às exportações do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), que contribui na identificação, fora do Brasil, de potenciais clientes para a indústria local.
Com a inclusão desses dois novos mercados, a estimativa é de que as 22 empresas participantes do projeto fechem o ano com US$ 1 milhão em exportações.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae no Rio Grande do Sul, Deomedes Talini, os Estados Unidos e o Canadá foram escolhidos em razão da forte presença de indústrias do setor e porque são tradicionais importadores destes produtos.
"Como a inserção dos produtos gaúchos ainda é muito pequena, a apresentação servirá para mostrar que os itens fabricados aqui têm design diferenciado, qualidade e, principalmente, preço competitivo", destaca Talini.
As empresas que participam da missão são Metalsinos (São Leopoldo), ProCad (Bento Gonçalves), Cinex, Obispa, Tecbril e Voltru, de Caxias do Sul.
Entre os produtos a serem apresentados estão puxadores de metal e plástico, aramados para armários e cozinhas, perfis e portas de alumínio e de madeira, rodízios, fitas de borda, tintas e softwares para a indústria moveleira.