São Paulo – As vendas de fast food nos Emirados Árabes Unidos somaram 10,2 bilhões de dirhans (US$ 2,72 bilhões) em 2011, um crescimento de 7% na comparação com o ano anterior, segundo reportagem publicada nesta sexta-feira (23) pelo jornal The National, de Abu Dhabi. Os dados são do instituto de pesquisas Euromonitor, que prevê crescimento de 5% em 2012.
O McDonald’s é a cadeia de hambúrgueres com maior faturamento, seguido pelo Burger King e Wendy’s. As três inauguram constantemente novas lojas. "O gasto per capita em restaurantes nos Emirados está entre os maiores do mundo, pois os preços de alimentos são elevados e as pessoas têm o hábito de comer fora mais de uma vez por semana”, declarou Karima Berkani, analista sênior da Euromonitor, ao jornal.
Os US$ 2,72 bilhões gastos em fast food equivalem a aproximadamente 1 bilhão de Big Macs, o carro chefe do McDonald’s. O montante é dez vezes maior do que os gastos dos habitantes dos Emirados com comércio eletrônico. “Entre as explicações para os gastos no setor estão o elevado rendimento [das pessoas] e uma população relativamente jovem, que costuma comer fora com maior frequência”, declarou Berkani.
O McDonalds tem atualmente 95 lojas nos Emirados e pretende alcançar 100 ainda este ano. Em termos de faturamento, a maior rede de fast food dos emirados é a KFC, que vende frango frito. "Por estar presente no país há mais de 20 anos, e devido à preferência por carne de frango do que por carne bovina, a KFC tem apresentado ótimo desempenho aqui”, declarou Berkani.
“Apesar de ter menos lojas do que o McDonald’s, o sistema de entregas em casa do KFC faz com que cada loja venda mais em média do que as do McDonald’s. Ambas as marcas tem participação de mercado muito parecida”, acrescentou ela.
*Tradução de Mark Ament