São Paulo – Pelo menos nove empresas brasileiras pretendem marcar presença na 60ª Feira Internacional de Damasco, em estande organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e pela embaixada do Brasil na capital da Síria. A mostra multissetorial será realizada de 05 a 15 de setembro.
As companhias são a 3iii, de alimentos e cosméticos; a Agilise e a Vitta Gold, ambas de cosméticos; a Construtora Cury; a trading Braseco, de madeiras e revestimentos; a Fadico, de materiais elétricos; a Federação Islâmica do Brasil e a Siil Halal, ambas de certificação halal; e a Ramax, de alimentos. Algumas delas vão enviar representantes à mostra, outras, material de divulgação.
“É uma feira aberta ao público, não exclusivamente de negócios, mas os importadores locais sempre vão”, disse o diretor-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, que representará a entidade na mostra.
A Feira de Damasco voltou a ser realizada no ano passado, após um hiato de cinco anos ocorrido em função do conflito no país. A Câmara Árabe e a embaixada já haviam organizado um estande do Brasil em 2017.
“Estamos dobrando o número de empresas em relação ao ano passado”, destacou Alaby. Quatro companhias brasileiras estavam representadas na última edição da Feira de Damasco (acima, imagem da abertura do evento).
As exportações do Brasil para a Síria somaram US$ 31 milhões de janeiro a julho, um recuo de 29,4% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Açúcar e café responderam pela quase totalidade dos embarques.
“Deveríamos ter participado mais ativamente deste processo [de retomada de negócios com a Síria], mas nunca é tarde”, observou Alaby.
Na outra mão, o Brasil importou o equivalente US$ 619 mil da Síria nos sete primeiros meses de 2018, uma queda de 29% sobre o mesmo período de 2017. Erva doce e temperos foram os principais itens comercializados.