Agência Sebrae
Porto Velho – Mantas de tecido, bolsas e sandálias confeccionados a partir do leite de seringueiras estarão expostos e destinados à comercialização durante a Feira de Artesanato, Flores Tropicais e Tecido da Floresta, que acontece entre os dias 20 e 22 deste mês, em Porto Velho (RO). O evento é uma realização de um grupo de parceiros, entre os quais o Sebrae em Rondônia.
Os artefatos são produzidos por grupos de seringueiros, inclusive familiares, na região de Machadinho do Oeste e Vale do Anari, no interior do Estado. "As peças são resultantes do constante trabalho de consultorias por especialistas de outros estados, especialmente de São Paulo, que resulta na melhoria do design dos produtos, principalmente as bolsas", explica Carla Velozo Tourinho, consultora do Sebrae e coordenadora do Projeto Sustentabilidade do Tecido da Floresta.
A variedade de produtos feitos a partir do extrativismo vem se diversificando com o passar do tempo. Isso tem feito com que o Projeto Tecido da Floresta tenha exposto, divulgado e até comercializado produtos em feiras e eventos dentro e fora de Rondônia.
Trata-se de uma nova alternativa econômica extraída dos seringais rondonienses, que tiveram a borracha como um dos principais ativos econômicos no início do século passado, durante o ciclo da borracha no Brasil.