Cairo – Terá início na próxima terça-feira (12), no Cairo, capital do Egito, a oitava edição da Food Africa 2023, feira especializada na indústria de alimentos. A mostra inclui outras exposições, entre elas voltadas para embalagens, produtos frescos, produtos do mar e tâmaras. São esperados mais de 500 compradores internacionais. Na foto acima, participação brasileira em uma edição da Food Africa.
Dalia Kabeel, CEO da Konzept, que organiza a Food Africa, disse que nos últimos anos houve crescimento constante da indústria de alimentos egípcia. Ela afirma que a performance se deve à boa reputação que produtos alimentícios do país ganharam local e globalmente, o que os tornou capazes de competir com grandes empresas internacionais.
As exportações do setor passaram a representar 14% das embarques internacionais totais do Egito em 2022, quando atingiram o patamar de US$ 4,1 bilhões. Isso chamou a atenção dos investidores para o setor. Nos últimos sete anos, ocorreu um aumento de 325% no número de empresas que operam no segmento no país.
Sobre a Food Africa, Kabeel afirma que ela se tornou o evento mais importante no setor de alimentos no continente africano. Por intermédio da feira, especialistas podem acompanhar os desenvolvimentos da indústria, manter contato com fabricantes locais, regionais e internacionais, conciliar os interesses de compradores e fornecedores, além de visualizar oportunidades de investimento no setor no Egito, no Oriente Médio e no Norte da África.
Kabeel explicou que a atual edição da feira terá a participação de mais de 900 expositores de mais de 35 países, como Alemanha, Arábia Saudita, Argélia, Brasil, China, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, França, Jordânia, Líbia, Polônia, Rússia e Tunísia. Espera-se que a mostra receba cerca de 27 mil visitantes e mais de 500 compradores internacionais especializados, além de ao redor de 100 palestrantes.
Uma missão do governo brasileiro terá na sua agenda a passagem pela Food Africa. A delegação viaja com a organização de ministérios e apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira para Quênia, Egito e Etiópia entre 06 e 15 de dezembro. A Food Africa está na programação durante visita ao Egito e os brasileiros terão entre os objetivos apresentar a produção nacional de alimentos com certificação halal.
Traduzido do árabe por Georgette Merkhan