Kuwait News Agency*
Damasco – Começa nesta segunda-feira (04), na capital da Síria, Damasco, a primeira feira internacional especializada em energia e eletricidade do país, cujo foco é fazer com que a Síria permaneça alinhada com as mais modernas tecnologias de produção alternativa de energia.
Em entrevista à Kuwait News Agency, May Mazloom, assessora de imprensa da Allied Expo, empresa organizadora da feira, declarou que a Syrpower 2005 reunirá 97 empresas de 15 países árabes e não árabes.
Mazloom acrescentou que a feira será de grande importância regional por não haver outras feiras do gênero nos países próximos e devido ao grande investimento que está sendo feito em energia na região, especialmente no Iraque.
Fontes no Ministério da Eletricidade da Síria declararam que a média anual de crescimento de demanda energética alcançou 9% nos últimos dez anos no país e deve ficar entre 9,5% e 10% neste ano.
De toda a energia elétrica produzida na Síria, entre 8% a 10% é gerada por usinas hidroelétricas. O restante provém de termoelétricas que produzem a partir de gás ou petróleo.
Nos próximos 20 anos espera-se que os investimentos no setor elétrico na Síria superem os US$ 10 bilhões por ano.
*Tradução de Mark Ament