São Paulo – O piloto brasileiro Felipe Massa participou nesta terça-feira (25) do evento de lançamento da primeira corrida de Fórmula-E a ser realizada na Arábia Saudita. O Saudia Ad Diriyah E-Prix será a primeira etapa do campeonato da carros de corrida elétricos da temporada 2018/19, em Riad, capital do país, em 15 de dezembro.
Contratado pela equipe Venturi para disputar a categoria na próxima temporada, Massa pilotou por ruas da capital um carro de segunda geração da Fórmula-E, que será introduzido no campeonato 2018/19.
As corridas da Fórmula-E são disputas em circuitos de rua em grandes cidades ao redor do mundo. Riad será a segunda cidade árabe a receber uma prova da categoria, depois da Marrakech, no Marrocos.
(Continua após galeria)
O E-Prix vai ser realizado em circuito montado nas ruas da área histórica de Diriyah, patrimônio da Organização das Nações Unidas para a Educação e a Cultura (Unesco), nas cercanias de Riad. Segundo informações da Autoridade Geral de Esportes da Arábia Saudita (GSA, na sigla em inglês), o local foi a primeira capital dos monarcas sauditas.
“Estou pronto para a corrida. É uma sensação fantástica pilotar pela cidade, é histórico. Será um grande evento”, disse Massa, de acordo com o site do jornal saudita Arab News. “Eu estou muito feliz em fazer parte deste novo desafio em minha carreira, num novo país, é motivador”, acrescentou.
Até o ano passado, Massa era piloto da equipe Williams na Fórmula 1, mas ele deixou a categoria após 16 temporadas, 41 pódios, 11 vitórias e um vice-campeonato, pela Ferrari em 2008.
Sharek
Para atrair turistas estrangeiros ao evento, o governo está lançando um sistema online de emissão de vistos inédito no país, chamado de “Sharek”. De acordo com a GSA, será a primeira vez que estrangeiros poderão visitar a Arábia Saudita utilizando um processo “tão rápido e descomplicado”.
A organização da corrida e de eventos paralelos, e a facilitação da emissão de vistos para turistas faz parte do programa Visão 2030, instituído pelo príncipe-herdeiro saudita, Mohammed Bin Salman. O plano tem entre seus objetivos diversificar a economia local para além da indústria do petróleo e abrir mais o país para o exterior, relaxando em parte seu rígido código de conduta religiosa. A exploração do setor de entretenimento e a realização de grandes eventos esportivos se enquadram nesta estratégia.
“Este é verdadeiramente um momento de mudanças na Arábia Saudita, e nós podemos partilhar isto com o mundo”, disse o vice-presidente da GSA, Abdulaziz Bin Turki Al Faisal Al Saud, segundo nota da instituição.
Nos três dias do evento, além dos treinos, qualificação e corrida, haverá uma série de atividades paralelas, como shows de música e outras atrações.
Participaram do evento de lançamento do E-Prix o também piloto André Lotterer, da Alemanha, três vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, e a chefe da equipe Venturi, Susie Wolff.
Assista vídeo do evento abaixo