Fernando Schüler faz palestra na Câmara Árabe

Cientista político e professor universitário vai falar sobre eleições e democracia na próxima quarta-feira (15), em São Paulo.

Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br

São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira está com inscrições abertas para a palestra que promoverá na próxima quarta-feira, dia 15 de agosto, às 9 horas, com o cientista político e professor universitário Fernando Schüler sobre eleições e democracia. A entrada é gratuita e o encontro ocorre no Auditório Walid Yazigi, na sede da Câmara Árabe, na capital paulista.

Schüler apresentará os desafios que o Brasil enfrentará em 2019 levando em conta o desfecho eleitoral. O palestrante é um dos maiores especialistas do País em análise política e tem sido fonte frequente da imprensa e de debates nacionais sobre o processo eleitoral. O tema está no centro das discussões no Brasil em função da eleição presidencial, de governadores de estados, senadores e deputados federais e estaduais, que ocorre em outubro.

Schüler é articulista e escreve para veículos da grande imprensa brasileira, como o site da Folha de S. Paulo. Ele é professor no Insper, instituição que é uma referência em educação e pesquisa nas áreas de Administração, Economia, Direito e Engenharia. O Insper é considerado uma das maiores escolas de negócios do Brasil.

Entre suas titulações, Schüler tem pós-doutorado pela Universidade de Columbia, doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especializações em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e em Gestão Cultural e Cooperação Ibero-Americana pela Universidade de Barcelona.

Gaúcho, ele foi secretário de Justiça e Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul e tem uma trajetória profissional vasta na pesquisa, educação e projetos sociais. Neste último segmento, Schüler criou o projeto Fronteiras do Pensamento, que promove conferências e produz conteúdos de análise da contemporaneidade e das perspectivas de futuro, a partir do pensamento de pensadores, artistas, cientistas e líderes em suas áreas.

Schüler não restringe suas análises apenas ao cenário nacional, mas também escreve e debate sobre questões da geopolítica e da política internacional. Na Câmara Árabe, o especialista dirá aos participantes o que representa cada candidatura à presidência e quais as probabilidades de cada uma chegar ao segundo turno. Ele dará um panorama sobre os cenários prováveis de desfecho das eleições.

Também serão seus temas o sistema de alianças que há no Brasil, com as possibilidades de formação das redes de apoio entre partidos e candidatos, tempo de propaganda e recursos para as campanhas. Haverá uma análise do processo político brasileiro desde o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e um balanço do atual governo de Michel Temer (MDB).

As perspectivas de renovação do Congresso Nacional e as pautas estruturais que o Brasil deve enfrentar em 2019 também serão abordadas. As reformas estruturais são as que podem trazer mudanças de longo prazo para o Brasil.

Serviço

Palestra “Brasil: eleições, democracia e os desafios do País para 2019”
Dia 15 de agosto de 2018, às 9h
Auditório Walid Yazigi – Câmara de Comércio Árabe Brasileira – 11º andar
Avenida Paulista, 287/283 – Bela Vista – São Paulo – SP
Entrada gratuita
Informações e inscrições: members@ccab.org.br

Divulgação

Publicações relacionadas