São Paulo- A partir desta quinta-feira (05) o público de São Paulo poderá conhecer as tradições da Arábia Saudita com uma pitada da cultura brasileira misturada. Os Dias Culturais Sauditas trazem dança, música, trajes, filme, pinturas e fotografias do país do Golfo, tudo de graça em exibição até a próxima segunda-feira (09).
“Queremos estar perto do povo brasileiro porque o amamos, queremos ter um relacionamento mais próximo com ele. Por isso, queremos nos expor em termos culturais para que ele possa aprender mais sobre nós”, declarou Abdulaziz Almulhem, vice-ministro para Relações Culturais Internacionais do Ministério da Cultura e Informação da Arábia Saudita.
Para mostrar a proximidade entre os dois povos, o ministério produziu um documentário de 15 minutos mostrando depoimentos de brasileiros que moram no país do Golfo. Entre os entrevistados está Flávio Marega, embaixador do Brasil em Riad.
“Temos muitos brasileiros vivendo na Arábia Saudita. Eles amam morar lá. Gravamos alguns depoimentos em vídeo e eles serão exibidos durante todos os dias da mostra”, declarou Almulhem.
O evento acontece em sua maior parte no Parque do Ibirapuera. Lá estarão expostos fotos, pinturas, artesanato e roupas típicas da Arábia Saudita. Também haverá apresentações de danças folclóricas, música e pintura de hena para as mulheres.
A delegação de artistas sauditas é grande. São 36 dançarinos, 17 músicos, quatro pintores de quadros e duas pintoras de hena. O filme sobre os brasileiros que vivem no país será exibido direto até o final da mostra e os visitantes também poderão levar uma cópia em CD para casa.
Quem quiser saber mais sobre os diversos aspectos da Arábia Saudita, da economia à educação no país, pode levar para casa também um livro em português que explica como as coisas funcionam por lá. Já para aqueles interessados na comida local serão distribuídas três toneladas de tâmaras.
Na sexta-feira (06) e no sábado (07), acontece a única atração da mostra fora do parque. Às 14 horas, no Shopping Butantã, zona oeste da cidade, haverá apresentações de “younbouawi”, uma dança típica saudita que será realizada ao som do samba brasileiro.
“Os brasileiros, agora, têm a oportunidade de aprender mais sobre os sauditas. É por isso que estou aqui, para mostrar quem nós somos, o que pensamos, no que acreditamos, o que fazemos e o que gostamos em termos de comida, hábitos. Acho que isso vai construir muitos laços com os brasileiros”, completou o vice-ministro.
Roupas e fotografias
Responsável pela mostra de trajes típicos, Susan Baaghil conta que trouxe 20 roupas tradicionais de seu país. “São todas roupas étnicas originais, masculinas e femininas. Elas são bonitas, feitas à mão. São vestidas em ocasiões especiais, como casamentos, festas de compromisso. Elas são ricas em bordados e cores”, explicou.
Sobre sua vida, ela diz que foi a primeira mulher a atuar como fotógrafa profissional no mundo árabe. Baaghil se formou na área em 1983, nos Estados Unidos. “Aí voltei para Arábia Saudita, para Jeddah, e abri o primeiro estúdio e laboratório [de uma mulher]”, destacou.
As roupas tradicionais são colecionadas por ela há mais de 20 anos. “Compro dos beduínos, algumas não podem ser encontradas nos shoppings”, relatou. As peças também são usadas em seu trabalho com as fotos, utilizadas para vestir pessoas que querem ser fotografadas com os trajes típicos.
Baaghil conta ainda que ganhou mais de 35 prêmios de fotografia e que faz diversas exposições pelo mundo. A última foi na Coreia do Sul e a próxima será na Malásia. No Brasil, esta é sua primeira visita.
Sobre as diferenças nas vestimentas entre os dois países, ela diz que não são tantas. “Vestimos-nos normalmente quando estamos em casa, com nossas famílias. Só vestimos o ‘hijab’ quando saímos às ruas”, completou, referindo-se ao lenço que mulheres muçulmanas usam para cobrir a cabeça.
Serviço
Dias Culturais Sauditas
De 05 a 09 de junho
Abertura, 05 de junho, às 19 horas
Exposições abertas das 10 às 20 horas
Local: Arena de eventos do Parque do Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – São Paulo
Entrada gratuita
Horários das apresentações:
Quinta-Feira (05 de Junho)
19h – Abertura das exposições
20h – Início da Cerimônia de abertura oficial – Discursos
20h15 – Início das apresentações Artísticas
21h30 – Jantar para convidados
Sexta-Feira (06 de junho)
11h- Apresentação folclórica e musical
15h – Apresentações folclóricas e musicais ao ar livre
17h30 – Filme Saudita
19h – Apresentação musical e folclórica
Sábado (07 de junho)
11h – Apresentação folclórica e musical
15h – Apresentações folclóricas e musicais ao ar livre
17h30 – Filme Saudita
19h – Apresentação musical e folclórica
Domingo (08 de junho)
11h – Apresentação folclórica e musical
15h – Apresentações folclóricas e musicais ao ar livre
17h30 – Filme Saudita
19h – Apresentação musical e folclórica
Segunda-Feira (09 de junho)
11h – Apresentação folclórica e musical
15h – Apresentações folclóricas e musicais ao ar livre
Apresentações de “younbouawi”
Dias 06 e 07, às 14 horas
Shopping Butantã
Avenida Professor Francisco Morato, 2718, São Paulo