São Paulo – A organização do 6º Festival de Danças Árabes de Sergipe, que vai ocorrer no dia 03 de agosto, em Aracaju, anunciou a troca de uma de suas principais atrações. O bailarino egípcio Amr Abd Alla, que iria se apresentar, conforme informou a ANBA em reportagem da coluna Oriente-se publicada no dia 11, cancelou sua presença em razão de morte na família. O artista, que já estava no Brasil, teve que retornar ao Egito, de acordo com a organizadora do festival Flavia Kahyna.
Em seu lugar, de acordo com Kahyna, vai se apresentar o bailarino Ali Khalih, de São Paulo. Os estilos dos dois, porém, são diferentes. Abd Alla faz performances com base na “tanoura”, dança dos dervixes rodopiantes, adeptos do sufismo, corrente mística do Islã. Já Khalih trabalha com folclore árabe masculino tradicional e criações próprias.
“Ele [Khalih] tem este diferencial, de criar performances novas em cima do tradicional”, destacou Kahyna. Segundo ela, o bailarino trouxe ao Brasil estilos que aprendeu na Europa. Entre os destaques estão o uso de acessórios como o “véu fan”, combinação de leque com véu de seda, além de espadas e fogo.
Kahyna ressaltou que as outras atrações continuam as mesmas, como o violoncelista Thiago Salvino, de Pernambuco. “Ele faz uma fusão da música erudita com a música árabe”, explicou a organizadora. O evento traz ainda 200 bailarinos em grupos que vêm de várias cidades do Brasil, como Salvador, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro.
Os grupos apresentarão diversos tipos de danças árabes, como dança do ventre, danças folclóricas, danças clássicas e até dança com teatro. “Vamos apresentar um espetáculo misturando dança oriental com teatro. Parece um musical”, afirmou Kahyna, que é formada em educação física e trabalha há 12 anos com dança do ventre.
Serviço
6º Festival de Danças Árabes de Sergipe
Dia 03 de agosto, às 19 horas
Teatro Tobias Barreto
Avenida Presidente Tancredo Neves, 1997, Aracaju, Sergipe
Ingresso: R$ 10 e um quilo de alimento não perecível. O teatro tem capacidade para 1,35 mil pessoas
Informações pelo e-mail ciacarpediem@gmail.com, ou pelo telefone (79) 9954-6422