São Paulo – Seis filmes brasileiros que foram sucesso de bilheteria serão exibidos no Líbano a partir da próxima terça-feira (04) no 3º Festival de Cinema Brasileiro. Produções como “João, o Maestro” (foto acima), que conta a história do pianista João Carlos Martins, e “O Filme da Minha Vida”, dirigido por Selton Mello, poderão ser vistas até 16 de setembro nos cinemas Metropolis Empire Sofil, em Beirute, e Cascada Mall Empire, em Bekaa.
O festival é promovido pela Embaixada do Brasil em Beirute e pelo Centro Cultural Brasil-Líbano, em colaboração com os dois cinemas. O filme sobre João Carlos Martins abre a mostra. “É a primeira vez que será exibido fora da América”, conta o chefe do setor cultural e educacional da embaixada do Brasil em Beirute, Thiago Oliveira.
Dirigido por Mauro Lima, “João, o Maestro” se baseou na história real do pianista mundialmente famoso, que foi interpretado na vida adulta por Alexandre Nero. O filme mostra a trajetória do artista, desde o primeiro concerto solo aos 20 anos, no Carnegie Hall, até a fama e a batalha com uma doença ao longo da vida. “Uma história inspiradora de talento, amor, tragédia e perseverança”, descreveu a embaixada em material divulgado.
“O Filme da Minha Vida” traz a história do filho de um francês com uma brasileira que lida com a passagem da juventude para a vida adulta, o primeiro amor e a ausência do pai. “Como Nossos Pais” será outro filme exibido e gira em torno dos dilemas de uma mulher chamada Rosa, que precisa ser infalível no trabalho, como mãe, filha e esposa, e a partir de uma descoberta se embrenha na missão de redescobrir o verdadeiro eu.
Também está na mostra “Fala Comigo”, sobre o relacionamento de Angela e Diego, que começa depois que ele telefona para ela, a partir do número encontrado na lista de pacientes da mãe psicanalista. Outro filme exibido, “Arábia” é centrado no personagem André que descobre um caderno de um trabalhador de uma fábrica de alumínio e mergulha nos dramas da categoria. Outro título do festival será “Filhos de Bach”, em que um professor alemão aposentado ensina música para crianças em uma prisão juvenil no Brasil.
De acordo com Oliveira, todos os filmes selecionados foram muito bem recebidos pelo público e a crítica. “Escolhemos o que houve de melhor nas produções brasileiras em 2017 para trazer ao Líbano”, falou Oliveira. Os filmes escolhidos são premiados. “O que eles têm em comum é que são todos ótimos filmes”, diz Oliveira.
Essa é a terceira vez que a embaixada promove o festival, e todas as edições tiveram receptividade muito boa do público, atraindo mais de 800 pessoas cada, segundo o chefe do setor cultural e educacional da embaixada. Oliveira acredita no festival como um fator de promoção do cinema brasileiro que, segundo ele, vem se tornando cada vez mais conhecido no mundo, inclusive no Oriente Médio e países árabes.
O festival atrai tanto brasileiros que vivem no Líbano e querem ter contato com o português e com o Brasil, quanto libaneses e estrangeiros que moram no país árabe e se interessam pelas produções cinematográficas brasileiras.
Os filmes serão exibidos em português com legendas em inglês. Eles poderão ser vistos de 04 a 09 de setembro no Metropolis Empire Sofil, em Beirute, e de 11 a 16 de setembro no Cascada Mall Empire, em Bekaa.
Veja trailers dos filmes abaixo
Serviço
3º Festival de Cinema Brasileiro
De 4 a 16 de setembro de 2018 – Líbano
De 4 a 9 no Metropolis Empire Sofil – Achrafieh, Beirute
De 11 a 16 no Cascada Mall Empire – Bekaa
Mais informações:
https://www.facebook.com/events/232930950745435/
Programação:
Metropolis Empire Sofil – Achrafieh – Beirute
Terça-feira, 4 de setembro
19h – Boas-vindas com pão de queijo e guaraná
20h – João, o Maestro
Quarta-feira, 5 de setembro
20h – Como Nossos Pais
Quinta-feira, 6 de setembro
20h – Fala Comigo
Sexta-feira, 7 de setembro
20h – Arábia
Sábado, 8 de setembro
20h – Filhos de Bach
Domingo, 9 de setembro
20h – O Filme da Minha Vida
Cascada Mall Empire, Bekaa
Terça-feira, 11 de setembro
19h – Boas-vindas
20h – João, o Maestro
Quarta-feira, 12 de setembro
20h – Como Nossos Pais
Quinta-feira, 13 de setembro
20h – Fala Comigo
Sexta-feira, 14 de setembro
20h – Arábia
Sábado, 15 de setembro
20h – Filhos de Bach
Domingo, 16 de setembro
20h – O Filme da Minha Vida
Trailers:
João, o Maestro
O Filme da Minha Vida
Como Nossos Pais
Fala Comigo
Arábia
Filhos de Bach