Filme árabe está em festival de cinema do Sesc

Unidades do interior exibem filmes de diferente países, entre eles ‘Yara’, que se passa no Líbano e é dirigido pelo franco-iraquiano Abbas Fahdel.

Da Redação
anba@anba.com.br

São Paulo – O filme “Yara”, produção conjunta entre o Líbano, o Iraque e a França, faz parte do Circuito Indie Festival 2019, que ocorre em unidades do Sesc no estado de São Paulo no mês de abril. O filme pode ser visto na terça-feira (16), às 18h em Jundiaí, e às 20h em Piracicaba, no interior paulista. A recomendação é para maiores de 12 anos e os ingressos são gratuitos.

“Yara” se passa no Líbano e conta a história de uma jovem que mora com a avó em uma fazenda no Vale de Qadisha, ao Norte do país. O local é pacato porque a maioria dos antigos habitantes já se mudou da cidade ou faleceu. Mas a rotina da moça se modifica quando ela conhece Elias, um jovem caminhante que passa pela fazenda e está meio perdido. Yara vive um amor de verão com ele enquanto cuida das cabras, alimenta galinhas, lava roupas e toma sol.

O diretor do filme é Abbas Fahdel, franco-iraquiano que nasceu na Babilônia, mas vive desde a juventude na França e estudou cinema na Universidade de Sorbonne. Entre os trabalhos do cineasta árabe também estão documentários e um longa-metragem de ficção com o Iraque como temática. Um dos documentários, de 2002, é “Back to Babylone” (Retorno à Babilônia), no qual ele relata a volta ao seu país de origem após muitos anos longe.

Segundo programação divulgada no site do Sesc, há também exibições de filmes do festival em Santos, Sorocaba, Presidente Prudente e Araraquara, além de Jundiaí e Piracicaba. Entre os títulos estão o polonês “Torre. Um dia brilhante”, o francês “O parque”, o norte-americano “A primeira noite de um homem”, o franco-japonês “Asako I e II”, o japonês “Antes que tudo desapareça”, o francês “Acossado”, e o russo “Tesnota”. A programação vai até o dia 30 de abril e os ingressos para todas as exibições são gratuitos.

Serviço:
Circuito Indie Festival 2019
Sesc Santos, Sorocaba, Presidente Prudente, Araraquara, Jundiaí e Piracicaba
Até dia 30 de abril de 2019
Ingressos gratuitos – retirar uma hora antes
Mais informações e programação aqui

Divulgação

Publicações relacionadas