Algérie Presse Service*
Paris – O filme argelino Cartouches Gauloises, décimo filme do diretor Mehdi Charef, será apresentado no dia 25 de maio na 60ª edição do festival de Cannes, que começou nesta quarta-feira (16). O drama foi produzido em 2006 e terá estréia no circuito comercial no dia 08 de agosto de 2007, mas não concorre a uma Palma de Ouro, o principal prêmio do festival.
A primeira edição do festival de cinema de Cannes ocorreu em 1946 e desde então ele acontece anualmente, exceto nos anos de 1948 e 1950, quando foi cancelado por motivos financeiros, segundo informa a página de internet do festival. Nos primeiros anos todos os filmes inscritos eram premiados, mas com o passar dos anos cresceu o número de filmes inscritos e o festival está hoje entre os mais importantes da indústria cinematográfica, recebendo atualmente mais de quatro mil jornalistas de 1,6 mil organizações de mídia.
Além da Palma de Ouro, outros prêmios do festival de Cannes são o Grand Prix, para o filme que manifesta a maior originalidade ou espírito de pesquisa, os prêmios para melhor ator e atriz, direção e roteiro e também um prêmio especial do júri, uma Palma de Ouro para o melhor curta-metragem e o Câmera de Ouro, para o melhor primeiro filme de um diretor.
*Com informações da redação da ANBA. Tradução de Mark Ament