Filme de diretor argelino estreia no Brasil

‘A Natureza do Tempo’, de Karim Moussaoui, será exibido a partir desta quinta-feira em salas de circuito de arte no País. O filme concorreu em mostra paralela do Festival de Cannes e conta a história de três argelinos envolvidos em dramas pessoas e sociais.

Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br

São Paulo – O filme “A Natureza do Tempo” (2017, 113 minutos), do diretor argelino Karim Moussaoui, será exibido nas salas de cinema do Brasil a partir desta quinta-feira (17). Mesmo sendo a estreia de Moussaoui, a produção, que é francesa, argelina e alemã, foi selecionada para participar da concorrida mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes, no ano passado.

De acordo com a sinopse divulgada pela distribuidora Imovision, o filme conta a história de três pessoas na Argélia, um jovem e rico empreiteiro, uma mulher dividida entre a razão e a emoção, e um neurologista ambicioso preso em suas memórias. “Três histórias que nos envolvem na alma de uma sociedade árabe contemporânea”, diz a distribuidora em seu site.

Imovision distribui o filme

O trailer (assista abaixo ou aquidá uma pista sobre os dramas presentes no roteiro, ao mostrar o personagem que não socorreu um rapaz apanhando, o moço que é chamado a levar a filha da vizinha para se casar com um homem de bem (foto acima), e o burburinho a respeito da mulher que se mudou para a vizinhança e que contou ter sido raptada por um terrorista.

O mostra Um Certo Olhar, na qual o filme concorreu, ocorre paralelamente à competição oficial do Festival de Cannes, e exibe obras em linguagem mais experimental. A crítica do jornal francês Le Monde se referiu assim ao filme: “Extraordinariamente sensível, preciso e evocativo. Melancólico e violento. Lacônico e deslumbrante”, segundo divulgação da Imovision.

A exibição de “A Natureza do Tempo” ocorrerá em salas de circuito de arte em quatro cidades do Brasil: na Reserva Cultural e no Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, na capital paulista, na Estação Net Rio, no Rio de Janeiro, na Reserva Cultural, em Niterói (RJ), no Espaço Itaú de Cinema e no Liberty Mall, em Brasília. Mais adiante outras salas e cidades brasileiras exibirão o filme.

A Imovision é uma distribuidora de cinema independente e está presente no Brasil há mais de 25 anos, com mais de 300 filmes lançados no País. No catálogo, estão títulos consagrados de diretores brasileiros e estrangeiros – como do famoso cinema iraniano – e produções prestigiadas em festivais de cinema de Cannes, Veneza, Toronto e Berlim.

O roteiro do drama a “A Natureza do Tempo” é de Maud Ameline e do diretor Karim Moussaoui. A produção é de David Thion e a fotografia de David Chambille. O filme tem duração de 113 minutos e classificação etária para 12 anos. Os atores são Mohamed Djouhri, Sonia Mekkiou, Mehdi Ramdani, Hassan Kachach, Nadia Kaci, Samir El Hakim e Aure Atika.

Divulgação
Divulgação

Publicações relacionadas