São Paulo – O filme egípcio O Truque da Galinha (Feathers, 2021, 112 min.) estreia nesta quinta-feira (23) em salas de cinema em São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói e Brasília. O egípcio Omar El Zohairy assina direção da dramédia (combinação de drama e comédia), bem como o roteiro, que elaborou ao lado de Ahmed Amer.
A obra conta a história de uma família do Egito. Quando um truque de mágica dá errado na festa de aniversário de uma criança, o autoritário pai da família se transforma em uma galinha e assim, uma avalanche de coincidências absurdas recai sobre todos. A mãe, cuja vida foi dedicada ao marido e aos filhos, precisa tomar as rédeas da família. Enquanto move céu e terra para trazer seu marido de volta e garantir sua sobrevivência, ela passa por uma transformação total.
“É uma história cujo centro é o humano, seres que, sem jamais buscá-lo conscientemente, são levados a compreender quem realmente são. […] Meu filme conta como se conectar melhor com os outros”, disse o diretor, em nota. Este é o primeiro longa-metragem de El Zohairy, que disse ainda que decidiu recorrer ao fantástico e ao absurdo porque achava a realidade chata.
E por que uma galinha? O realizador escolheu este animal de transformação porque “é muito frágil, e transformar um homem, portador da autoridade de um pai, neste pássaro, é muito engraçado […]. E então uma galinha é relativamente passiva”, declarou.
Todos os atores principais do filme vêm de uma vila no sul do Egito. Eles foram notados pelo diretor na rua ou durante a busca de locais. El Zohairy queria criar algo completamente novo, com pessoas que não tinham experiência em comédia. Ele não deu a eles um roteiro, não fez ensaios e não deu nenhuma indicação de atuar no set.
“Eu queria a realidade deles. Eu os coloco na frente da câmera e deixo eles dizerem o que quiserem. Eu apenas dei a eles a ideia geral da cena que estávamos filmando, de forma muito simples”, contou.
Apresentado na Semana Internacional da Crítica no Festival de Cannes 2021, o filme ganhou o Grande Prêmio (Grand Prix). A obra é uma produção que reúne quatro países, França, Egito, Holanda e Grécia.
Em São Paulo, o filme passa no Reserva Cultural a partir desta quinta-feira (23), às 13h40, 16h10 e 18h40, legendado em português. Para mais informações e a programação completa das salas e horários disponíveis, acesse o site da Imovision, distribuidora do filme no Brasil.
Assista ao trailer:
Ficha Técnica
O Truque da Galinha (Feathers)
Um filme de Omar El Zohairy
112 min
2021
Drama, Comédia
Roteiro de Ahmed Amer e Omar El Zohairy