São Paulo – Cinco produções cinematográficas sobre o mundo árabe integram a programação do 14º Festival do Rio, que traz 400 filmes de 60 países e segue até 11 de outubro em diversos cinemas do Rio de Janeiro.
A Primavera Árabe é o contexto de O Revolucionário Involuntário, que traz a história do guia de turismo Kais, que se une a habitantes de diferentes tribos para lutar pela queda do presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh.
Em Zaytoun, o garoto palestino Fahed, que vive em um campo de refugiados no Líbano, se une ao piloto israelense Yoni, que havia sido feito refém após a queda de seu avião, para que, juntos, Fahed possa retornar à Palestina e Yoni a Israel.
Síria: Arrebentando Pelo Lado Mais Fraco mostra o sofrimento das crianças com os conflitos deflagrados entre o governo de Bashar Al Assad e os rebeldes que lutam pela queda de seu regime. O filme também revela o desconhecimento de grande parte da população mundial com a situação na Síria.
A luta da Argélia contra o domínio francês marca a história de Aqui afogamos os argelinos. Em 1961, milhares de argelinos marcham em Paris quando são reprimidos violentamente pela polícia da França, resultando em 500 desaparecidos e mortos, muitos por afogamento no Rio Sena.
A estreia de uma repórter mostra a jovem Heba Afify, que começa a trabalhar no jornal "Al-Masry Al-Youm" meses antes da renúncia do então presidente do Egito Hosni Mubarak. Enquanto acompanha os protestos na praça Tahrir, ela se divide entre transmitir o clamor das ruas do Cairo e as críticas de sua mãe conservadora.
Além dos filmes, o festival traz ainda debates com personalidades do cinema nacional e mundial. Entre os nomes de destaque confirmados estão o ator Jeremy Irons e os diretores Jonathan Dayton e Valerie Faris, de A Pequena Miss Sunshine.
Fora das salas de cinema, o festival também leva as produções a lugares como a praia de Copacabana, Complexo do Alemão, Vila Cruzeiro, Cidade de Deus e parque de Madureira.
A programação completa do festival e os endereços das exibições estão disponíveis no site www.festivaldorio.com.br.