São Paulo – O estado do Rio de Janeiro recebe entre 17 e 25 de agosto a 4ª Mostra de Cinema Árabe Feminino, com filmes dirigidos por mulheres árabes em cartaz nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói e Duque de Caxias. No total, 27 filmes de cineastas árabes que vivem nos países de nascimento ou estão na diáspora poderão ser vistos pelo público. Haverá também sessões comentadas, mesas redondas e a presença estrangeira da realizadora Nour Ouayda e da curadora Alia Ayman.
Um dos filmes da programação será A sensação de ser observada, em que a diretora argelina-americana Assia Boundaoui revela uma grande operação do FBI contra a população muçulmana nos Estados Unidos. Outro título é Cante seu conto, pequeno pássaro, da cineasta libanesa-egípcia Arab Loutfi, que nesta produção questiona o conceito de terrorismo.
Em O seu pai nasceu há 100 anos assim como a Nakba, a diretora palestina radicada no Canadá Razan AlSalah fabula o retorno à Haifa através do Google Maps, uma vez que aos palestinos lhe são negados o direito ao retorno a suas terras. Outro filme é Vibrações de Gaza, em que a palestina-canadense Rehab Nazzal mostra a realidade de Gaza sob a perspectiva de crianças surdas.
Ainda vários outros títulos estarão em cartaz (confira a programação). A curadoria, além de Alia Ayman, residente entre Cairo e Nova York, é de Carol Almeida, pesquisadora, professora e curadora de cinema brasileira, e de Analu Bambirra, brasileira formada em Cinema e Audiovisual e idealizadora da Mostra de Cinema Árabe Feminino.
Locais de exibição
Na cidade do Rio de Janeiro, a mostra ocorre no Centro Cultural Banco do Brasil. Em Niterói, no Cine Arte UFF (Universidade Federal Fluminense). Já em Duque de Caxias, haverá um dia de exibição na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (FEBF/UERJ) e dois dias no Gomeia Galpão Criativo. A entrada nos filmes é gratuita.
A mostra tem produção da Partisane Filmes, da Caprisciana Produções e da Circular Filmes, e é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e do Centro Cultural Banco do Brasil.
Serviço:
4ª Mostra de Cinema Árabe Feminino
De 17 a 25 de agosto de 2024
Rio de Janeiro – Centro Cultural Banco do Brasil
Niterói – Cine Arte UFF
Duque de Caxias – FEBF/UERJ e Gomeia Galpão Criativo
Entrada gratuita
Mais informações aqui
Leia também:
Cineasta fará documentário sobre brasileiros no Líbano