São Paulo – O secretário especial de Assuntos Estratégico do Brasil, Flávio Rocha (foto acima), disse em entrevista ao correspondente da ANBA no Egito que o governo brasileiro está trabalhando na elaboração de projetos de lei para facilitar os investimentos no País por empresas nacionais e estrangeiras. Rocha lidera missão a nove países árabes e cumpriu agenda no Cairo de 20 a 22 de maio.
Rocha informou que o governo já apresentou ao Congresso Nacional pedido para alterar legislações com o objetivo de facilitar e atrair o investimento estrangeiro ao Brasil. Durante seminário organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira como parte da missão no Cairo, no último final de semana, Rocha convidou os empresários egípcios a injetarem os seus investimentos no Brasil.
O secretário disse que o governo brasileiro procura construir uma parceria estratégica com os países árabes e com o Egito em particular para fortalecer o intercâmbio comercial com a região. Segundo ele, o governo quer aumentar a cooperação com o Egito para que deixe de ser apenas uma troca comercial e chegue a uma produção conjunta que beneficie os dois países. Segundo ele, o Egito pode ser a porta de entrada do Brasil no mercado africano e o Brasil pode ser a porta de entrada do Egito na América Latina.
Rocha ressaltou que há oportunidades promissoras de cooperação com o Egito em segurança alimentar pois o Brasil produz alimentos dos quais o Egito pode se beneficiar e o Egito tem grande potencial na área de fertilizantes. O secretário citou como áreas com oportunidades para os egípcios no Brasil a energia solar e renovável, móveis, tecnologia agrícola, tecnologia da informação e comunicações, além de dessalinização de água do mar, especialmente na região Nordeste do país.
Ele destacou o laço que já une o Brasil com as nações árabes, que é a presença de mais de 10 milhões de pessoas de origem árabe, que representam cerca de 6% da população. Isso mostra, segundo o secretário, que o Brasil é um país aberto e com cultura diversificada, e que nele todos vivem uma vida segura.
O secretário também se mostrou entusiasmado com a abertura de um voo direto entre o Cairo e São Paulo, para potencializar o intercâmbio comercial, de investimentos e turismo entre Brasil e Egito. A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), que participa da missão, anunciou nesta semana que a Egypt Air deve oferecer o voo ainda neste ano.