São Paulo – Ministro da Cultura da Palestina entre 2019 e março deste ano, Atef Abu Saif, será um dos convidados do programa principal da 22ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que ocorre na cidade do mesmo nome, no litoral do Rio de Janeiro. Escritor de livros de não ficção e ensaios, Saif está lançando seu mais recente livro no Brasil, o primeiro no País: “Quero estar acordado quando morrer” (ed. Elefante) retrata o atual conflito na Faixa de Gaza.
Saif nasceu no campo de refugiados de Jabalia, na Faixa de Gaza, em 1973. Estudou na Universidade de Birzeit, na Cisjordânia, e fez pós-graduação em instituições da Inglaterra e da Itália. Já publicou cinco romances, dois livros de contos e ensaios políticos, pois além de ministro da Cultura, exerceu também o cargo de porta-voz do partido político Fatah.
Flip celebra a literatura
Em comunicado da Flip, a curadora da edição deste ano do evento, Ana Lima Cecilio, afirma que Saif é escritor “de uma força gigante” que teve sua vida e sua formação literária marcadas por conflitos em sua terra natal, além da precariedade e ameaças constantes à sua vida.
Realizada desde 2003, a festa reúne, durante cinco dias, escritores, editores, artistas e publishers para debates, lançamentos de livros e manifestações culturais. A programação principal conta, a cada ano, com um autor homenageado e com um curador dedicado a ela. Tem, também, encontros paralelos de educação e incentivo à cultura que se estendem por todo o ano e resultam, durante o evento, na Flipinha, dedicada às crianças, e a FlipZona, aos jovens. A edição deste ano da festa será entre 09 e 13 de outubro.
Serviço:
22ª Flip – Festa Literária Internacional de Paraty
Data: 09 a 13 de outubro de 2024
Mais informações: www.flip.org.br
Leia também:
Novelas do palestino Ghassan Kanafani lançadas no Brasil