São Paulo – A Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, realiza a Mostra de Cinema Árabe, que começa nesta terça-feira (25) e segue até sexta (28), sempre às 19h. O evento traz quatro filmes produzidos no Marrocos, Palestina, Líbano e Egito. A abertura da mostra será feita por Fawzi El-Mashi, que foi embaixador da Palestina no México durante 15 anos.
“Vi que no Brasil há uma limitação sobre o que é cultura árabe, com estereótipos e preconceitos”, conta Fedra Rodríguez, coordenadora da mostra, sobre sua iniciativa de organizar o evento. Rodríguez estuda Literatura Árabe em seu pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina.
O filme que abre a mostra é Cinco Câmeras Quebradas, documentário que mostra a resistência pacífica do povo palestino contra a ocupação israelense no vilarejo de Bil’in. A produção ganhou o prêmio Emmy de melhor documentário em 2013.
Rodríguez explica que os filmes escolhidos foram produzidos em épocas diferentes e que também se procurou diversificar as origens das produções. “A seleção de filmes veio como um olhar em dois tempos na cultura árabe e de diferentes países da Liga Árabe”.
O segundo filme do evento é La nuit sacrée. A ficção do Marrocos conta a história de um pai de sete filhas que está convencido de que uma maldição paira sobre sua família por ele não ter um filho homem.
A produção libanesa Era uma vez em Beirute, de Jocelyn Saab, mostra a história de duas mulheres, Yasmine e Leila, desesperadas com a destruição de Beirute e que partem em uma jornada em busca de seu passado. “Foi a diretora do filme que o enviou para nós”, destaca Rodríguez.
A mostra encerra com a exibição do filme egípcio Cairo 678, que traz histórias paralelas de três mulheres enfrentando a pressão social do país. “Podemos começar a partir de Florianópolis a divulgar a cultura árabe sem preconceitos”, completa a coordenadora do evento.
Serviço
Mostra de Cinema Árabe
De 25 a 28 de março
Fundação Cultural Badesc
Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis – Santa Catarina
A mostra acontece sempre às 19h com a exibição de um filme por noite, de acordo com a sequência: Cinco Câmeras Quebradas, La nuit sacrée, Era uma vez em Beirute e Cairo 678.
Há 45 lugares na sala que serão ocupados conforme a ordem de chegada. A fundação recomenda chegar com antecedência para a retirada dos ingressos.
Entrada gratuita