Cairo – O Fundo Monetário Internacional (FMI) espera que a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto chegue a 5,9% no atual ano fiscal (2021/22). O crescimento foi de 3,3% no período anterior, e deve haver uma alta de 5% no próximo ano fiscal (2022/23).
As informações foram obtidas pelo relatório do FMI (Panorama da Economia Mundial), divulgado pelo Fundo nesta terça-feira (19) à luz da realização das Reuniões de Primavera do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial.
Segundo o relatório publicado no site do FMI, é previsto que a inflação aumente, chegando a 7,5% durante o atual ano financeiro, em comparação a 4,5% no período anterior (2020/21), saltando para 11% no próximo ano financeiro, devido às consequências da guerra entre Ucrânia e Rússia.
Taxa de desemprego
O Fundo Monetário previu que a taxa de desemprego se estabilizaria em 6,9% no atual e próximo ano financeiro, uma taxa inferior à alcançada no período anterior (7,3%). O ano fiscal do Egito começa em 01 de julho e termina em 31 de junho de cada ano.
A ministra do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Hala Al-Saeed, havia reduzido as expectativas no final de março em relação às taxas de crescimento da economia egípcia durante o atual ano financeiro, registrando cerca de 5,7% de aumento em comparação com as expectativas anteriores de 6,4%, devido às repercussões da crise russo-ucraniana e seus efeitos sobre as taxas de inflação e crescimento global. Al-Saeed prevê um recuo da taxa de crescimento do PIB para 5,5% durante o próximo ano financeiro, em comparação com as expectativas anteriores de crescimento de 5,7%, devido também às repercussões da guerra.
As reuniões da Primavera 2022 do FMI e do Grupo do Banco Mundial estão sendo realizadas de 18 a 24 de abril, de forma virtual.
O FMI disse no relatório que está prevista a participação de presidentes de Bancos Centrais, ministros das Finanças e Desenvolvimento, autoridades competentes do setor privado, representantes de organizações das sociedades civil e acadêmicos nas Reuniões de Primavera do Fundo Monetário Internacional e dos Conselhos de Governadores do Grupo do Banco Mundial.
Segundo o relatório (Panorama da Economia Mundial), a guerra na Ucrânia criou uma crise humanitária cara, que precisa encontrar uma solução pacífica, pois os danos econômicos causados pelo conflito contribuirão para uma desaceleração significativa do crescimento global em 2022.
*Traduzido do árabe por Ahmed El Nagari