Fórum discute mercado mundial de feijão

Encontro reunirá representantes da cadeia produtiva de pulses em agosto no Paraná e terá participação de associação internacional da área, a GPC, que tem sede em Dubai.

Da Redação
anba@anba.com.br

São Paulo – Um fórum que vai ocorrer em agosto em Curitiba, no Paraná, discutirá a produção e o mercado mundial de feijão e pulses, e terá participação da Global Pulses Confederation (GPC), órgão internacional da área que tem sede em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A área de pulses engloba grãos como feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico.

Chamado de Fórum Brasileiro do Feijão e Pulses, o encontro acontecerá de 15 a 17 de agosto na Expo Unimed Curitiba, com a promoção do Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe). Essa será a sexta edição do evento e a promessa é que ele reúna produtores, técnicos, engenheiros, empacotadores, importadores, exportadores, varejistas e os demais envolvidos na cadeia produtiva da área.

O fórum tem como meta fomentar o debate sobre o segmento e incentivar a cooperação internacional para o enfrentamento de desafios e oportunidades comuns. Serão abordados o cenário mundial da produção e comercialização, custos, aumento de produtividade, novas tecnologias e evolução técnica no campo.

Entre os palestrantes estarão a vice-presidente da GPC, Cindy Brown, que falará sobre o trabalho da entidade. A associação sem fins lucrativos representa os segmentos da cadeia de pulses e congrega 24 associações nacionais e mais de 600 membros do setor privado. Segundo informações divulgadas pela organização do fórum, em 2019 a GPC promoverá um fórum mundial no Brasil.  A associação é licenciada pelo Dubai Multi Commodity Center (DMCC), entidade governamental local que atua na coordenação do fluxo comercial da área de commodities do emirado.

Haverá palestras sobre manejo sustentável da mosca-branca, oportunidades e desafios para o biocontrole de doenças nos feijoeiros, construção da arquitetura do feijoeiro no manejo para a alta produtividade, tendências nas novas formas de consumo de feijões e pulses, agricultura sustentável, entre outros temas técnicos e de mercado.

Além das palestras com especialistas, haverá feira e rodadas de negócios. Expositores apresentarão as novidades que podem ajudar os produtores a ter melhores resultados nas lavouras. Estarão entre os expositores as empresas Syngenta, com foco em produtos para aumento de produtividade, Agro Norte Pesquisas e Sementes, que trabalha com melhoramento genético de plantas e comercialização de sementes, Sementes Marambaia, que vende sementes, Conela, de equipamentos para refrigeração e monitoramento remoto, entre outras.

Serviço:

Fórum Brasileiro do Feijão e Pulses
De 15 a 17 de agosto de 2018
Expo Unimed Curitiba
Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Curitiba – PR
Mais informações: https://www.forumdofeijao.com.br/

Mateus Pereira/Agecom

Publicações relacionadas