São Paulo – A exposição “Infância Refugiada”, que já esteve em cartaz em São Paulo, no Museu da Imigração, agora pode ser publicada em forma de livro. É o desejo da fotógrafa cearense Karine Garcêz, autora da obra que busca apoio através de vaquinha online. A campanha vai até o dia 22 de fevereiro e está sendo realizada no site Catarse, e propõem a publicação do livro fotográfico com textos em inglês e português.
Garcêz percorreu, desde 2012, países do Oriente Médio como a Palestina. Entre os locais que visitou, entre 2014 e 2015, estiveram Gaza, Beirute, no Líbano, Gaziantep, na Turquia, e Yarmouk, na Síria. A fotógrafa acompanhou a vida em campos de refugiados e seus registros refletem a vida daquelas pessoas, sobretudo crianças e adolescentes. As obras foram feitas quando ela estava acompanhando uma missão da ONG holandesa Al Wafaa Campaign.
Garcêz quer levar esses recortes da realidade a ainda mais pessoas. A fotógrafa se declara ligada à luta internacionalista por justiça social, e é estudante de Relações Internacionais. Daí surgiu a ideia de produzir o livro fotográfico em edição bilíngue (português/inglês).
As imagens em preto e branco são recurso para acentuar a expressão estética. A publicação terá prefácio escrito pelo embaixador Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa do Brasil. Além das fotografias documentais, completam a obra um texto da autora, junto a desenhos feitos por crianças palestinas. Os desenhos foram presentes dos pequenos para a brasileira, que os publicará também em preto e branco, convidando o leitor a colorir.
A plataforma de financiamento coletivo funciona como uma espécie de compra antecipada do produto. A partir de R$55,00, o apoiador recebe como recompensa o livro autografado, dois marcadores de página personalizados, além de ter seu nome citado na lista de agradecimentos publicada no site do livro.
Com a iniciativa, a autora espera conseguir completar a verba para o lançamento impresso. Do valor arrecadado, 50% vai para impressão de 2 mil exemplares, o restante é para a taxa da plataforma de financiamento e despesas com envio das recompensas.
O lançamento do livro está previsto para ser entre março e abril de 2019, em Fortaleza (CE). A fotógrafa prepara eventos de lançamento também em São Paulo e João Pessoa (PB). Garcêz explica que o livro tem 70% dos custos pagos por meio do edital das artes, da secretaria de cultura do Governo do Estado do Ceará. O apoio cobre custos com diagramação, tradução e revisão, tratamento de imagens, finalização, layout, produção e 50% da impressão do livro.