São Paulo – Imagens da floresta amazônica feitas pelo libanês Jacques Menassa compõem a exposição "Saudade da Minha Amazônia", que acontece a partir do dia 29 no Centro Cultural Brasil-Líbano, em Beirute.
Serão cerca de 30 fotos feitas durante a década de 1990, quando Menassa morou no Brasil. O fotógrafo tem parentes no estado do Amazonas e, no período em que viveu no País, participou de diversas expedições pela floresta.
“Tive contato com índios, com os povos do interior, com muitas belezas. Foi uma grande experiência”, avalia. “São fotos com cores fortes e formas diferentes que caracterizam a região de lá. Tive uma grande experiência com uma natureza diferente da nossa (libanesa). É um mundo diferente, com costumes diferentes, coisas que não existem no meu país”, conta.
Menassa tem 57 anos e é formado em Ciências Políticas e Administração. Apaixonado por fotografia, foi estudar a técnica na Universidade Saint-Esprit de Kaslik. Em Manaus, realizou oficinas de fotos no Centro de Artes Chaminé e participou de diversas exposições.
“Estou mostrando fotos que marcaram minha vida. Cada foto é parte de uma lembrança boa”, diz Menassa sobre a nova exposição.
Interesse pela floresta
Samia Yakzan, diretora do Centro Cultural Brasil-Líbano, conta que a exposição tem despertado o interesse dos libaneses antes mesmo de sua abertura. “Temos recebido bastantes ligações. Eles querem saber quem é o fotógrafo, querem ver as fotos, sentir a Amazônia”, diz.
Segundo ela, a floresta chama a atenção de todo o mundo por sua importância para o planeta. “O trabalho dele (Menassa) é impecável. Ele conviveu muito profundamente com a Amazônia”, comenta a diretora.
No dia da abertura, às 20 horas, haverá um coquetel e um concerto de piano com músicas brasileiras. A exposição ficará aberta ao público até o dia 27 de junho.
Serviço
Exposição “Saudade da Minha Amazônia”
Centro Cultural Brasil Líbano
Abertura: 29 de maio, às 20 horas
Visitação até 27 de junho, de segunda à sexta, das 10h às 20h
Endereço: Mar Mitr street, Trad building nº176 Achrafieh – Beirute
Entrada gratuita


