Da redação
São Paulo – A 36ª Francal, Feira de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Equipamentos, que iniciou na última terça-feira e encerra nesta sexta-feira (16), no Parque Anhembi, em São Paulo, surpreendeu os industriais de Franca.
"Que as indústrias vão exportar neste segundo semestre 58% a mais sobre o mesmo período do ano passado, isto já sabíamos. A previsão é de se chegar a US$ 180 milhões. Mas a grande surpresa foi o interesse dos lojistas", afirma Américo Pizza, diretor administrativo do Sindicato da Indústria de Calçados de Franca.
"A julgar pela visitação maciça de lojistas à Francal neste ano, teremos um segundo semestre bem melhor do que em 2003 no mercado interno. Afinal, um dia antes do final do evento já recebemos seis mil lojistas, quando no fechamento da Francal de 2003, tivemos apenas 4,5 mil. É possível conquistarmos um aumento de vendas de 30% em relação ao segundo semestre de 2004", acrescenta.
No mercado externo, as indústrias de Franca também não têm do que se queixar. As pequenas e médias empresas receberam grandes importadores dos EUA, Japão, Espanha, Bolívia. E alguns conseguiram adiantar negociações.
Com aquecimento na produção das indústrias de calçados, com a manutenção das exportação, e a previsão de melhores vendas no mercado interno, o Sindicato da Indústria de Calçados de Franca já registra um aumento de 25% na mão-de-obra das indústrias em relação ao segundo semestre de 2003.