São Paulo – Mobilizar educadores e instituições brasileiras e internacionais que atuam com educação foi uma das “conquistas” do seminário “Catalisando Mudanças: o papel da educação na construção de um futuro justo e sustentável”, segundo um dos seus organizadores, o superintendente de Negócios e Relações Internacionais da Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV DGPE), Emílio Munaro.
O evento foi realizado pela própria FGV DGPE, pela fundação Education Above All, do Catar, e pela Network of Foundations Working for Development (netFWD), da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), na terça-feira (19), às margens da cúpula do G20, no Rio de Janeiro.
Munaro afirmou à ANBA nesta quinta-feira (21) que o evento reuniu especialistas em educação, pesquisadores, representantes de governos, instituições privadas, secretários estaduais, fundações e estudantes e ajudou a mobilizar a sociedade para a importância da educação como transformador social de um país.
“Fomos capazes de mostrar ao Oriente Médio a importância [de apoiar a educação] não apenas na África e Ásia, mas a observarem o potencial que a América Latina tem de se desenvolver ainda sendo um lugar onde também precisamos deles com apoio e infraestrutura, pois educação não se faz com apenas um ator”, afirmou Munaro. A fundação Education Above All apoia projetos educacionais em diversos formatos no mundo todo. Com a FGV DGPE tem uma parceria recente para a realização de estudos no setor no universo latino-americano com foco especial sobre o Brasil.
O seminário reuniu em um café da manhã 65 pessoas que atuam no setor. Depois, entre 9h e 17h, promoveu palestras e debates em três painéis temáticos: Financiamento inovador em educação para resiliência social e sustentabilidade; O papel das fundações no avanço do desenvolvimento sustentável e no apoio ao G20; e Políticas Educacionais para a Redução das Desigualdades.
Reprovação e saúde mental entre os temas da educação
Do encontro participaram, entre outros convidados, profissionais da própria Education Above All, como o CEO, Mohammed Saad Al Kubaisi. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais e ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), José Francisco Soares apresentou os desafios educacionais que a desigualdade social impõe, sobretudo sobre jovens negros e que vivem em periferia. A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, chamou a atenção para temas como bullying, a descredibilização do ensino formal e problemas de saúde psicossocial que afetam jovens estudantes.
Outro tema abordado no encontro, disse Munaro, foi o elevado índice de reprovação nas escolas brasileiras, uma medida que é considerada punitiva e que tira o incentivo dos estudantes em prosseguir seus estudos. Tal medida tem como impacto a evasão escolar. O encontro do G20, grupo das maiores economias globais, foi realizado em 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro, sob presidência do Brasil. Em paralelo ao encontro dos chefes de estado e de governo foram realizados outros eventos, como o seminário da FGV, Education Above ALL e OCDE.
Leia também:
FGV e fundação do Catar pesquisam educação