São Paulo – O Fundo Monetário Internacional (FMI) informou nesta sexta-feira (07) que sua diretoria aprovou o acordo feito em abril entre a instituição e a Tunísia. O convênio tem duração de 24 meses e prevê o empréstimo de US$ 1,74 bilhão ao país. Com a decisão, segundo o FMI, uma parcela de US$ 150,2 milhões fica disponível para saque imediato. O objetivo é apoiar o programa de reformas econômicas tunisiano de 2013 a 2015, que tem entre suas metas fortalecer a política fiscal e reduzir a vulnerabilidade externa.
O valor corresponde a 400% da cota da Tunísia no FMI. Outras parcelas, de acordo com a instituição, serão disponibilizadas durante a implementação do programa, sujeito a oito revisões pelo Fundo.
“A Tunísia iniciou uma recuperação econômica moderada, ao mesmo tempo em que enfrenta um cenário econômico internacional difícil e passa por uma transição política”, disse a vice-diretora-gerente e presidente em exercício da diretoria do FMI, Nemat Shafik, segundo comunicado da entidade. “Um setor bancário frágil, demandas sociais urgentes, desigualdades regionais generalizadas e o desemprego em alta são desafios principais, assim como o aumento dos déficits fiscal e externo”, acrescentou.
Para a executiva, o plano do governo tunisiano e o acordo com o Fundo vão ajudar a fortalecer a confiança dos investidores na economia do país. “Com a implementação completa do programa, a Tunísia estará em melhores condições de responder a futuros choques externos e às necessidades imediatas da população”, destacou.
A Tunísia é o país que desencadeou a Primavera Árabe, quando um levante popular resultou na queda do então presidente Zine El Abdine Ben Ali, que ficou mais de duas décadas no poder. Os protestos escancararam demandas sociais, econômicas e políticas reprimidas durante muito tempo.
Uma das medidas previstas no plano econômico tunisiano é o lançamento de um novo Código de Investimentos, com o objetivo de atrair o interesse de investidores locais e internacionais. Discutir essa nova legislação com operadores econômicos será um dos objetivos de um fórum que vai ocorrer em Túnis, capital, nos dia 13 e 14, com organização da Agência de Promoção de Investimentos da Tunísia (Fipa, na sigla em inglês). Mais informações sobre o evento, que é aberto para participantes estrangeiros, podem ser obtidas no site www.tunisiainvestmentforum.tn.

