São Paulo – Uma das fotos mostra um grupo de adolescentes jogando futebol bem ao lado das Pirâmides de Guizé, no Egito. Em outra, alguns meninos brincam de bola em frente ao anfiteatro romano de El Jem, em Mahdia, na Tunísia. As duas podem ser vistas, junto com outras 49 imagens, no Museu do Futebol, que fica no estádio do Pacaembu, na cidade de São Paulo. As fotos formam a exposição “Ora, Bolas! O Futebol pelo Mundo” e mostram gente jogando futebol em 24 países, entre eles os árabes Tunísia, Iêmen, Egito, Djibuti, Iraque e Palestina.
Do total de imagens expostas, 37 foram feitas pelo fotógrafo paulistano Caio Vilela e as demais são do acervo editorial da agência Getty Images. A mostra é bem diversa e ilustra bem a universalidade de uma bola de futebol. Há adultos, adolescente e crianças – principalmente do sexo masculino – jogando, por exemplo, em frente a um templo, no Camboja, diante da Grande Muralha, na China, em uma piscina vazia, em Bagdá, no Iraque.
As fotos de Caio Vilela, que é jornalista e fotógrafo, são fruto de um trabalho de cinco anos. Nesse período, Vilela aproveitou suas viagens pelo mundo, em trabalhos para veículos de imprensa, para coletar imagens de pessoas jogando futebol. Tudo começou quando ele fez uma foto de crianças batendo bola em frente a uma fachada de arquitetura islâmica, no Irã. Ela não é parte da exposição do Museu do Futebol, mas gerou a idéia do acervo.
As imagens de Vilela, que fazem parte da exposição, também viraram livro, “Futebol Sem Fronteiras”, lançado em outubro do ano passado pela Editora Panda Books. O livro e a idéia da mostra nasceram quase que ao mesmo tempo. A obra editorial tem, além das imagens, também textos curtos – ou legendas grandes – com alguma peculiaridade sobre o futebol em cada país fotografado. Vilela afirma que entre os árabes, o Iêmen chamou a sua atenção. “Sessenta por cento da população do país tem menos de 15 anos de idade. Se vê molecada jogando futebol em qualquer lugar”, conta. Ele esteve no Iêmen três vezes.
O jornalista Vilela, aliás, tem planos de montar um trabalho apenas com imagens de futebol em países árabes. “É onde se vê mais futebol de rua, com mais alegria, espontaneidade e segurança”, afirma. Vilela tem, entre seus ancestrais, um bisavô libanês e fala um pouco de árabe. Para esse projeto, porém, ele ainda busca patrocínio.
Na mostra do Museu de Futebol, Vilela apresenta fotos da Tunísia, Iêmen e Egito, entre os árabes. A exposição tem ainda fotos de outras nações árabes, como Djibuti, Iraque e Palestina, mas da Getty Images. Do Djibuti, por exemplo, é possível ver a foto de cinco meninos em um terreno que parece abandonado. Do Iraque, a Getty apresenta, entre as imagens, três soldados dos Estados Unidos batendo bola com um iraquiano. Também há imagens do Brasil, como três mulheres jogando futebol em uma praia, em Peruíbe, litoral paulista.
A exposição recebeu, junto com o Museu, 70 mil visitantes desde o seu início, no dia 05 de dezembro. Ela tem curadoria de Marcelo Duarte e Augusto Lins Soares. Enquanto o visitante vê a exposição, ele ouve pessoas falando sobre futebol, ou mesmo discutindo a partida, enquanto jogam, em vários idiomas. A mostra pode ser vista até 14 de março.
Serviço:
Exposição Ora, Bolas! O Futebol Pelo Mundo
Até 14 de março de 2010
Local: Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu (Praça Charles Miller, s/n)
Preço: R$ 6 (R$ 3 para estudantes e idosos)
Entrada gratuita às quintas-feiras
Horário: das 10h às 18h
Informações: (11) 3663 3848