São Paulo – O G20 reuniu virtualmente seus ministros das finanças e presidentes de bancos centrais, nesta segunda-feira (23). O grupo que representa as 20 maiores economias globais anunciou em comunicado que vai coordenar esforços em resposta à pandemia do novo coronavírus. O plano de ação conjunto do G20 abordará ações individuais e coletivas que o G20 tomou e tomará na área.
Mohammed Aljadaan, ministro das Finanças da Arábia Saudita, país atualmente na presidência do G20, apontou que é preciso intensificar os esforços conjuntos e agir para apoiar pessoas e empresas. A necessidade é de salvaguardar a estabilidade econômica global e financeira de mercados, restaurar a confiança e impedir que os impactos econômicos negativos sejam profundos e prolongados.
Também foram debatidas no encontro maneiras de intensificar os esforços de credores bilaterais e multilaterais frente aos riscos de vulnerabilidades da dívida, especialmente em países de baixa renda. O grupo discutiu o papel do Fundo Monetário Internacional, em trabalhar com o Banco Mundial e outras instituições financeiras internacionais, implantando recursos e medidas para apoiar a estabilidade financeira e aliviar as restrições de liquidez para mercados emergentes e economias em desenvolvimento.
O grupo de ministros de finanças e de presidentes de bancos centrais informou que irá se reunir regularmente de forma virtual para discutir as ações urgentes para o enfrentamento da pandemia. Já a cúpula virtual dos líderes do G20, que havia sido anunciada para esta semana, também deve ocorrer, mas o G20 não informou em qual data.