Abu Dhabi – A união aduaneira dos países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) vai entrar em vigor no dia 1º de Janeiro de 2015, segundo o secretário geral do bloco, Abdullatif Bin Rashid Al-Zayani. Para cumprir a meta, será criado um comitê com diretores do sistema alfandegário das nações envolvidas. O grupo reúne Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã.
Zayani anunciou a data durante encontro da Câmara de Comércio e Indústria de Abu Dhabi (ADCCI) que reuniu a diretoria e membros da instituição e representantes do empresariado do emirado, o maior dos Emirados Árabes Unidos e detentor da maior parte das reservas petrolíferas do país.
O GCC
O GCC foi criado em 25 de maio de 1981 e suas principais metas são a criação de regras e políticas comuns nas áreas de economia, finanças, comércio, turismo, legislação e administração pública; desenvolvimento científico e técnico na indústria, mineração, agricultura e recursos hídricos; além da criação de centros de pesquisa, união militar, cooperação no setor privado, fortalecimento dos povos envolvidos e a instituição de uma moeda única.
*Tradução de Mark Ament