Isaura Daniel
São Paulo – Depois de passar aos primeiros lugares no ranking dos refrescos em pó mais vendidos do Brasil, a General Brands, indústria nacional que abriu as portas há apenas sete anos, começou a vender seus produtos no mundo árabe. A empresa já enviou para Marrocos, Argélia e Líbia cerca de US$ 130 mil em refresco Camp desde o início do ano. Apesar de concorrer com multinacionais de longa tradição, a marca é a terceira mais vendida no mercado brasileiro.
Os contratos com distribuidores dos países árabes, fechados entre fevereiro e abril, prevêem vendas de US$ 400 mil até dezembro, de acordo com o gerente de exportações da empresa, Raimundo Gomes da Silva. O executivo acredita que a região árabe responderá por cerca de 20% das exportações da General Brands já neste ano.
A comercialização, porém, não deve ficar restrita aos três países. Novos contratos estão sendo negociados com distribuidores nos Emirados Árabes Unidos e Kuwait. A previsão da empresa é enviar entre dois a três contêineres de refresco para cada um deles até o final do ano. Os embarques para o Kuwait estão apenas pendentes da adaptação das embalagens. "Estamos fazendo embalagens nos idiomas árabe, francês e inglês", explica Silva.
No próximo ano, os árabes poderão representar 30% dos negócios da General Brands fora do Brasil. Silva afirma que hoje os sabores de refresco mais vendidos no mercado internacional são os tradicionais laranja, uva, morango, tangerina, manga, abacaxi e limão. "Mas também estamos vendendo o refresco nos sabores guaraná e coco", diz. A empresa desenvolveu há pouco tempo o sabor coco verde, com sabor similar ao da água de coco.
Estratégia
A entrada no mercado árabe faz parte de uma estratégia maior da empresa de dobrar as suas exportações até o final do ano. No ano passado o comércio exterior representou 3% do faturamento de R$ 80 milhões da fábrica.
Para este ano a meta é fazer com que as exportações sejam responsáveis por 6% do faturamento. Apesar de ter iniciado as atividades em 1997, a indústria passou a exportar apenas em 2001.
O refresco Camp, que também é carro-chefe da empresa no Brasil, responde por 70% das vendas externas. Em segundo lugar vêm o Camp Light, com 20%, e em terceiro os chicletes Gang, com 10%. Além do refresco Camp e dos chicletes, a General Brands fabrica os refrescos Sukki e Tanny e o suplemento alimentar Sustaplus.
A produção chega a países da América do Sul, América Central, Europa, Ásia e África, além do mercado nacional. Os africanos são os maiores clientes da empresa no exterior. A empresa está exportando para 21 países, de acordo com o diretor comercial Isael Pinto.
A fabricação dos produtos é levada adiante por mais de 400 funcionários na fábrica que a empresa mantém em Guarulhos, na Grande São Paulo. O refresco Camp é líder em vendas na região.
A General Brands é uma empresa que conseguiu crescer e se destacar rapidamente no mercado nacional. Apesar de nova, a marca detém 20% do mercado de refrescos em pó do Brasil.
Serviço:
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