Dubai – Segundo pesquisa da consultoria Proleads, de Dubai, os países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) devem ganhar 48 novos hotéis em 2010, com 14.178 quartos e investimento de US$ 7,3 bilhões. O bloco econômico GCC inclui Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Omã e Kuwait.
Embora ainda haja certa insegurança com a recuperação da economia global, novos hotéis serão inaugurados este ano. "Apesar da recente concentração das atenções na crise do setor de hospedagem, os Emirados continuam como uma das regiões mais ativas do mundo na área", declarou Maggie Moore, diretora de Exposições da Hotel Show, feira hotelaria de Dubai que ocorrerá de 18 a 20 de maio de 2010.
"Os Emirados ganharão mais de 5,7 mil quartos de hotel em 2010. O Catar, Bahrein, Kuwait e Arábia Saudita também apresentarão crescimento”, explicou ela.
Na Arábia Saudita está prevista a criação do sete mil quartos em 21 novos hotéis até 2013. Deste total, 2.000 devem ser abertos ainda em 2010. "O setor de hospedagem saudita deve crescer no embalo do turismo religioso e empresarial", declarou Moore.
Já no Catar, devem ser agregados mais 1.961 quartos este ano. A previsão é que o país também ganhe 21 novos hotéis até 2013. No ano passado o número de quartos de hotel no país cresceu 25% na comparação com o ano anterior.
"A taxa de ocupação dos hotéis do Oriente Médio e Norte da África tem apresentado recuperação modesta", declarou Moore. "Quando as economias da região ganharem força novamente, as taxas de ocupação voltarão a crescer e os administradores voltarão ao otimismo", afirma ela.
*Tradução de Mark Ament