São Paulo – Promover investimentos entre os países do Golfo e tornar mais ativo o setor privado da região são alguns dos objetivos da primeira edição do Fórum de Negócios de Sharjah, que acontece nos dias 27 e 28 de fevereiro, nos Emirados Árabes Unidos.
O evento é promovido pela Câmara de Comércio e Indústria de Sharjah e faz parte de uma série de ações que estão sendo realizadas pela entidade para atrair investimentos para o emirado. O secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, participará como convidado do evento.
"Atualmente, os governos têm um papel muito forte [na economia]. Queremos um papel mais ativo do setor privado nos países que fazem parte do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC)", afirma Hussain Al Mahmoudi, diretor-geral da Câmara de Sharjah.
Segundo o executivo, um dos principais objetivos do fórum é fazer com que os países da região invistam em seus vizinhos. "Queremos enfatizar a importância dos investimentos do Golfo no Golfo", destaca.
O fórum será dividido em cinco seções, além das apresentações de abertura. Os blocos tratarão de temas como “Os horizontes do mercado comum do GCC”; “O ambiente de investimento em Sharjah”; “O investimento no Golfo”; “Os pequenos e médios projetos” e “As mulheres de negócio no Golfo”. De acordo com Al Mahmoudi, há um grande número de mulheres atuando em áreas como comércio, setor imobiliário, entre outros. “Elas estão em todos os setores e são muito bem sucedidas”, ressalta.
Para o diretor-geral da Câmara de Comércio e Indústria de Sharjah, o clima de instabilidade política que afeta o mundo árabe não deve mexer na disposição dos investidores do Oriente Médio em continuar atuando no Golfo. “Nossa região é muito importante. É uma das mais ricas do globo e com maior potencial de investimentos”, aponta. “O que acontece hoje é parte da nossa vida. O Golfo tem um clima muito atraente para investimentos. O que está acontecendo no mundo árabe é bom, as mudanças são boas”, diz.
Entre os palestrantes que participarão do evento estão Abdul Rahman Al-Attiyah, secretário-geral do Conselho de Cooperação do Golfo; Jassim Al-Mannai, diretor-geral do Fundo Monetário Árabe; Mohammed Bin Ibrahim Al Tuwaijri, vice-secretário-geral para Assuntos Econômicos da Liga dos Estados Árabes, e outros importantes executivos de órgãos financeiros e empresariais da região.