São Paulo – O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, começa nesta sexta-feira (26) a cumprir agenda em Ramallah, na Palestina, para discutir cooperação entre o país árabe e seu estado. Genro viaja acompanhado de uma comitiva de 76 pessoas, entre assessores, empresários, prefeitos, deputados estaduais, representantes de universidades e indústrias, além de jornalistas.
Na sexta à tarde, Genro tem reunião marcada com Paulo França, embaixador do Brasil na Palestina. No sábado (27), o governador gaúcho se encontra com Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina. Em seguida, estão agendadas reuniões com Laila Ghannam, governadora de Ramallah, e Saeb Erekat, chefe do Comitê de Observação e Direção das Negociações de Paz.
No final da tarde, o governador gaúcho se reúne com representantes dos ministérios da Agricultura da Palestina e da Jordânia para firmar parcerias para o desenvolvimento de ações conjuntas de cooperação no cultivo de oliveiras e na produção de biogás.
No domingo (28), Genro encerra suas atividades na Palestina com uma reunião com Felippo Grandi, comissário-geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (Unrwa, na sigla em inglês), e com uma visita ao campo de refugiados Shu’fat. De 29 de abril a 02 de maio, o governador cumpre agenda em Israel. Na sexta-feira (03), Genro tem compromissos em Lisboa e, no dia seguinte, volta ao Brasil.