Silwan Abbassi*
Brasília – O Governo da Síria e a Dubai Holding, conglomerado empresarial estatal de Dubai, assinaram na semana passada um memorando de entendimento que trata de cooperação nas áreas econômica e de investimentos e que inclui troca de experiências, segundo informações do jornal jordaniano Al Rai.
De acordo com o jornal, a estatal pretende ajudar o governo sírio a desenvolver projetos de alta viabilidade econômica e que gerem oportunidades de emprego e investimentos.
Pelo acordo que está sendo negociado, ambas as partes vão estudar e trabalhar na execução de projetos imobiliários e turísticos. Os projetos também incluem cooperação nas áreas de telecomunicações e tecnologia da informação. Também está previsto o desenvolvimento de serviços de governo eletrônico.
Sempre de acordo com o jornal jordaniano, a Dubai Holding também pretende ajudar a Síria a desenvolver seu setor industrial, seus portos, zonas francas e serviços de transporte aéreo. Para isso, serão melhorados os aeroportos existentes e construídos novos, além de rodovias.
O memorando de entendimento foi assinado pelo ministro das Comunicações e Tecnologia da Síria, Amro Nazir Salem, e pelo ministro da Casa Civil dos Emirados, que também é presidente do conselho da Dubai Holding, Mohammed Al Gergawi.
A Dubai Holding é controladora de empresas nos setores de tecnologia, comunicações, energia, saúde, educação, turismo, finanças, hospitalidade, biotecnologia e desenvolvimento imobiliário.
*Tradução de Mark Ament