Governo quer incentivar startups de dessalinização

O objetivo é desenvolver tecnologias na área, e também em irrigação, distribuição e reúso da água.

Agência Brasil
pauta@ebc.com.br

Brasília – O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) quer incentivar o desenvolvimento de startups para a produção de tecnologias para irrigação, distribuição e reuso de água, inclusive dessalinizada. A experiência vai ocorrer no já inaugurado Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização (CTTD), vinculado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba.

“O centro terá incubadora, escritório de gerenciamento de projetos, escritório de gestão, fundos [de financiamento] e patentes”, explicou o ministro Marcos Pontes durante a gravação do programa Brasil em Pauta da TV Brasil.

De acordo com Pontes, é propósito do centro ir além do desenvolvimento tecnológico. As experiências deverão ser comercializadas. “O Brasil para no nível de protótipo”, comentou. “Após as especializações, mestrados e doutorados, ficam aqueles protótipos e ideias excelentes que nunca chegam ao mercado. Agora, eles vão chegar”, prometeu o ministro.

O ministro esteve recentemente nos Emirados Árabes Unidos, onde visitou uma série de instituições de pesquisa e inovação.

Com informações da redação da ANBA

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicações relacionadas