São Paulo – O governo federal brasileiro realizará o primeiro leilão de concessão de terminais portuários deste ano em 21 de agosto. De acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira (28) pelo Ministério de Portos e Aeroportos, serão leiloados terminais localizados no Porto de Recife, em Pernambuco, no Porto do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro, e no Porto do Rio Grande, no Rio Grande do Sul. O certame deveria ter sido realizado em maio, mas foi remarcado por causa das inundações que atingiram o Rio Grande do Sul.
Governo estima investimentos em R$ 78 milhões
De acordo com as informações do ministério, no Recife serão leiloados os terminais denominados REC08, REC09 e REC10. O REC08 é destinado à movimentação de granéis sólidos vegetais, como malte, trigo e milho. Os outros dois são destinados para granéis sólidos e cargas em geral. O terminal RDJ06, no Rio de Janeiro, armazena e movimenta granel líquido, enquanto o RIG10, no Porto do Rio Grande. movimenta e armazena cargas em geral.
Somados, os valores a serem investidos nas cinco áreas chegam a R$ 78,3 milhões. Todos os terminais serão arrendados pelo prazo máximo de dez anos e sem a possibilidade de prorrogação do contrato. Os detalhes do leilão, que será realizado na B3, em São Paulo, serão divulgados pelo Diário Oficial da União.