São Paulo – Com sede na cidade de Cachoeiro do Itapemirim, no estado do Espírito Santo, tradicional produtor de rochas ornamentais, a Pedra Rio exporta há cinco anos para os países árabes e quer expandir suas vendas na região.
Por meio de um representante libanês que mora no Brasil, a empresa já embarcou suas pedras de granito para Kuwait, Catar, Palestina, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, sendo os dois últimos seus principais clientes entre os árabes.
A empresa dedica 30% de sua produção para as vendas externas, tendo nos Estados Unidos seu maior cliente internacional. Em 2009, a Pedra Rio chegou a vender de quatro a cinco contêineres de 25 toneladas por mês para o mercado árabe.
Rodrigo Bourguignon, gerente comercial da Pedra Rio, diz que ainda são necessários alguns ajustes para que as exportações aos árabes possam aumentar, mas que há “muito interesse” no crescimento das vendas para o Oriente Médio. “A gente sempre tem intenção”, diz.
“É um mercado com o qual podemos negociar um tipo de material que os outros não aceitam”, conta Bourguignon. Ele explica que os árabes compram o granito clássico, ao contrário dos americanos, que preferem o tipo exótico, de maior valor agregado. Segundo o gerente, as compras dos árabes são para uso em grandes construções.
A Pedra Rio foi fundada em 1999, produz chapas de granito a partir de jazidas próprias localizadas no norte e no sul do Espírito Santo e emprega cerca de 40 funcionários.
Contato
Pedra Rio
E-mail: pedrario@pedrario.com.br
Site: www.pedrario.com.br