São Paulo – O grupo francês Auchan pretende abrir cinco centros comerciais na Tunísia, com investimento total de 1 bilhão de dinares tunisianos (US$ 623 milhões pela conversão atual), segundo notícia publicada na agência de notícias africana Panapress. O Auchan é conhecido por seus hipermercados é o 11ª maior grupo de varejo de alimentos do mundo, segundo o site da empresa.
Ao final de 2013, a companhia contava com 774 hipermercados, 817 supermercados e 362 shopping centers. Além do varejo e dos shoppings, o grupo atua em outras frentes, como as áreas imobiliária e bancária. No Banco Accord, de propriedade da holding, eram 7,6 milhões de correntistas ao final do ano passado.
O grupo Auchan foi criado em 1961 e está presente em 15 países, principalmente da Europa e Ásia: França, Espanha, Itália, Portugal, Luxemburgo, Polônia, Hungria, Rússia, Romênia, Ucrânia, China, Taiwan, Índia, Tunísia e Senegal. A receita do grupo alcançou 62,1 bilhão de euros em 31 de dezembro de 2013 e o número de empregos gerados no mundo era 302.500 na mesma data.
De acordo com a Panapress, a abertura destes estabelecimentos é um sinal de retomada dos investimentos no país árabe e ajudará a incentivar a economia tunisiana, que se recupera de uma crise deflagrada pelos protestos sociais que resultaram na destituição do ex-presidente Zine El Abdine Ben Ali, há três anos. O investimento francês deve fomentar a atração de mais capital ao país.