Da redação
São Paulo – O Hospital Sírio-Libanês vai dar início nesta quinta-feira (16) a uma série de eventos comemorativos aos 85 anos da formação da Sociedade Beneficente de Senhoras, grupo responsável pela criação do hospital, em 1965. O primeiro evento vai homenagear a fundadora da Sociedade, Adma Jafet, e seu marido, Basílio Jafet, pais da atual presidente da instituição, Violeta Basílio Jafet, de 98 anos. A celebração vai ocorrer no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital, em São Paulo.
Durante a cerimônia será feito o lançamento do selo comemorativo dos 85 anos da Sociedade Beneficente de Senhoras, que foi desenhado pela própria Adma. Outro homenageado será o ginecologista Pedro Camasmie, de 92 anos, que faz parte do corpo clínico do hospital há 41 anos. Ele foi integrante do primeiro grupo de médicos clínicos da instituição e até hoje mantém sua rotina diária no hospital.
O evento será aberto apenas para convidados, que após as homenagens poderão assistir um vídeo sobre a história da instituição.
Ações
O resultado dos 85 anos de atuação da Sociedade Beneficente de Senhoras é o crescente número de ações voltadas à comunidade, em especial na área da saúde. Em 1998, o grupo criou o Ambulatório de Pediatria Social que atende gratuitamente crianças carentes da região da Bela Vista. Em 2002, a entidade também passou a levar educação, esporte, cultura e lazer para a comunidade da região, pelo projeto Abrace Seu Bairro.
Outra ação da Sociedade, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, é a realização gratuitamente de exames de alta complexidade em pacientes encaminhados pela Central de Regularização da Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, cuida de toda a manutenção da rede de informática das 12 Unidades de Saúde do Distrito Sé e realiza a manutenção das instalações dessas unidades de saúde.
O Hospital Sírio-Libanês também desenvolve campanhas sociais, como a Campanha do Agasalho e o Programa Anti-tabagismo, que oferece tratamento gratuito aos seus funcionários que desejam parar de fumar. Há 25 anos a entidade também mantém o Corpo de Voluntariado, que conta com 235 membros.

