Da redação*
São Paulo – O grupo indiano Darvash Group vai investir US$ 817 milhões na construção de uma unidade de processamento de alumínio em Dubai, segundo informa o jornal Gulf News, dos Emirados Árabes Unidos. A nova unidade, que se chamará Noval, terá capacidade de produção de 135 mil toneladas ao ano quando estiver completa em 2010. Ela utilizará matéria-prima produzida por produtores de alumínio do Golfo, como a Dubal (de Dubai) e Alba (do Bahrein), e produzirá produtos de alumínio para construção e embalagem.
A empresa indiana pretende comprar insumos a preços competitivos, baixando desta forma o custo final dos produtos, pois acredita-se que a região estará produzindo cerca de 10% do alumínio do mundo quando novas unidades começarem a operar nos Emirados, Omã e Catar.
Quando entrar em operação, a nova usina será a maior produtora de produtos de alumínio do mundo. Atualmente a maior produtora é uma fábrica alemã, que produz 110 mil toneladas de produtos ao ano. A Noval produzirá folhas de alumínio para painéis usados na construção civil, embalagens para produtos farmacêuticos, papel alumínio, embalagens descartáveis para alimentos e filmes para laminação.
A fábrica será construída em um terreno de um 93 mil metros quadrados na Cidade Industrial de Dubai. A construção deve começar em julho e planta deve entrar em operação ao final de 2008. O projeto deve estar completo em 2010.
*Tradução de Mark Ament