Emirates News Agency
Tóquio (Japão) – A Marubeni Corp. do Japão anunciou hoje (06) que um consórcio liderado por ela vai executar um projeto de dessalinização de água do mar e geração de energia elétrica no valor de US$ 3 bilhões em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.
Segundo nota da empresa, o consórcio irá construir, até julho de 2008, uma usina de geração de energia de 1 milhão de kilowatts e uma planta que possa produzir 300 mil toneladas de água por dia no complexo Taweelah, em Abu Dhabi.
O contrato de 20 anos, assinado com a Empresa de Águas e Eletricidade de Abu Dhabi (ADWEA), prevê também que o consórcio também irá assumir uma outra termoelétrica de 1 milhão de kilowatts e uma planta que produz 450 mil toneladas de água por dia.
Será estabelecida uma joint-venture para administrar as unidades a partir de Abril, com o consórcio assumindo 40% das ações e a ADWEA os 60% restantes. Além da Marubeni, as outras companhias do consórcio são a empresa de engenharia japonesa JGC Corp., a BTU Power Co., uma empresa dos Estados Unidos que desenvolve projetos de geração de energia, e a geradora de energia PowerTeck Bhd, da Malásia.