Giuliana Napolitano
São Paulo – A viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos Emirados Árabes Unidos no final do ano passado começa a render frutos. Além dos negócios gerados durante a visita, vem aumentando o interesse local por produtos do Brasil. Apenas até março, por exemplo, empresas brasileiras vão participar de dois eventos que acontecem no país: a 1.ª Gulf Beverage Exhibition e a 12.ª edição do Festival de Dubai.
A Gulf Beverage ocorrerá de 21 a 24 de março no hotel Al Bustan Rotana em Dubai, mesma cidade que sediou em 2003 a Semana do Brasil (Brazilian Week & Trade Exhibition), maior evento de negócios do país já realizado no mundo árabe e que gerou vendas de cerca de US$ 115 milhões para os próximos 12 meses.
A feira deste ano reunirá empresas do setor de bebidas de diversos países, informou à ANBA uma das coordenadoras do projeto, Nadia Baker.
"Será uma exibição internacional de produtos, não apenas bebidas, mas máquinas e tecnologia ligada a essa indústria", explicou Nadia, que é brasileira e trabalha desde o final de 2003 na Isomatic, firma de organização de eventos em Dubai.
Por enquanto, já se cadastraram para a feira cerca de 70 empresas. Dessas, 20 são companhias internacionais – há participantes de outros países árabes, como Arábia Saudita, Catar, Jordânia e Kuwait, e também da Romênia, Malásia e Índia, além de uma representante do Brasil. "É uma empresa de sucos", diz Nadia, sem revelar o nome da companhia.
"Os árabes gostam bastante de sucos e o Brasil tem sabores diferentes, como goiaba e maracujá", declarou. "Procuramos sempre trazer produtos diferentes, que costumam ter boa aceitação". Outro produto que faz sucesso no mercado local é o café brasileiro. "O aroma é inconfundível", diz Nadia.
A única restrição diz respeito a bebidas alcoólicas, que são vetadas na feira, porque os Emirados são um país muçulmano. São esperados cerca de 10 mil visitantes.
Nadia conta que foi escalada para cuidar da feira porque é brasileira. Ela explica: "Está crescendo o interesse pelo Brasil aqui, principalmente depois da Semana do Brasil em Dubai. Os organizadores queriam trazer empresas brasileiras para esse evento. Como sou brasileira, facilita".
Varejo
A mesma "preferência" aconteceu no Festival de Dubai, que começou na última quinta-feira (15) e termina no dia 15 de fevereiro. O evento, que existe há 12 anos, reúne diversas empresas de varejo de cerca de 30 países. Nesta edição, a Isomatic foi chamada para participar da organização do evento porque surgiu o interesse de chamar empresas brasileiras. É a primeira vez que o Brasil participa do festival.
O objetivo desse evento, segundo Nadia, é "mostrar a cultura e as tradições de diferentes locais, para que se possa aprender realmente sobre esses países". "Também procuramos mostrar que o mundo árabe não é só tragédia, porque não podemos viver com medo", conta.
Na edição de 2002, participaram do festival cerca de 2 mil empresas de diversos setores: de jóias, cosméticos e artesanato a veículos e equipamentos eletrônicos.
"Isso também é importante para que os brasileiros vejam que o mundo árabe não é só o conflito entre judeus e palestinos, que tem uma economia desenvolvida, turismo, infra-estrutura", disse a coordenadora.
Nadia, que é filha de palestinos e nasceu em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, saiu do Brasil em agosto do ano passado para morar com uma tia nos Emirados. Como fala árabe, conseguiu emprego e pretende continuar no país. "Vamos organizar outros evento e queremos aumentar a participação do Brasil", afirma.
Um deles é um evento de Treinamento em Recursos Humanos. "Fazemos um intercâmbio com países do Golfo Arábico, geralmente, mas o plano é trazer brasileiros para que eles vejam como os árabes trabalham".
Contato
Para saber mais sobre a Gulf Beverage Exhibition e o Festival de Dubai, entre em contato com Nadia no tel. (9714) 223-6727 ou por e-mail isomatic@emirates.net.ae

