Hamburgueria homenageia craque egípcio Salah

A Souk Burger, de propriedade do descendente de libaneses Tarik Bechara Leal, criou o hambúrger X-Salah para homenagear o craque egípcio que jogará na Copa do Mundo 2018. Estabelecimento fica na capital paulista e serve hambúrgueres árabes.

Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br

São Paulo – O hambúrguer leva kafta, queijo estepe, crispy de cebola, alface, tomate e maionese de zaatar, e foi criado para homenagear o jogador egípcio Mohamed Salah na Copa do Mundo 2018. A hamburgueria árabe Souk Burger, da capital paulista, colocou novidades no seu cardápio para receber o público durante as partidas do mundial de futebol, entre elas o hambúrguer que ganhou o nome do craque do Egito: X-Salah (foto acima).

Tarik: empreendedor

A Souk Burger foi inaugurada no ano passado por um jovem descendentes de libaneses, o administrador de empresas Tarik Bechara Leal, e é a primeira hamburgueria árabe no Brasil (leia matéria da ANBA).  O local une hambúrguer com culinária árabe e serve opções de sanduíches de kibe, kafta, cordeiro e babaganush, entre outros.

Tarik conta que resolveu homenagear Salah porque é difícil um jogador árabe conseguir tanto destaque no futebol mundial. Mohamed Salah Ghaly é ponta-direita e joga no Liverpool. Quando ele assinou com o contrato com o clube, no ano passado, se tornou o jogador africano mais caro da história. Foi ele o autor do gol, por pênalti, que classificou o Egito para a Copa do Mundo 2018, em jogo contra o Congo nas eliminatórias africanas.

O dono da hamburgueria conta que vai torcer em primeiro lugar para a seleção do seu país de nascimento, o Brasil, mas que simpatiza com todos os times árabes. Pelo Egito ele tem um carinho especial porque é o país árabe no qual já esteve, além dos Emirados Árabes Unidos. “Gosto bastante do Egito porque já fui para lá”, conta o empresário.

A Souk Burger quer atrair as comunidades de árabes e descendentes, além dos brasileiros em geral e pessoas de outras nacionalidades, para assistirem as partidas da Copa do Mundo na hamburgueria nos horários em que ela estiver aberta. Para receber o público dos jogos, foi elaborado um menu especial.

No cardápio estão, por exemplo, os Falafitos, que são sticks de falafel acompanhados de molho coalhine, feito com coalhada e maionese de tahine, e o Lamb Bekaa, mini kaftas de cordeiro com cebola e tomate grelhados, com molho Milky Pepper, que leva coalhada e pimentão vermelho.  Também foi criado um drinque, o Ginga, gin-tônica em homenagem ao Brasil que tem ingredientes verdes (limão) e amarelos (caju).

O Souk Burger instalou TVs nos salões da hamburgueria para que os clientes possam ver os jogos. A hamburgueria fica em Pinheiros. Além de lanches, o menu inclui outras comidas do Oriente Médio, entre elas entradas, saladas, pratos principais e sobremesas. Há também bebidas a base de arak, destilado árabe de anis. A decoração do ambiente remete ao mundo árabe, com imagens de desertos e souks (mercados).

Serviço: 

Souk Burger
Rua Mateus Grou, 182 – Pinheiros – São Paulo – SP
Telefone: +55 (11) 3062 4674
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 12h às 23h, no sábado das 12h às 0h, e domingo das 12h às 23h
Facebook: @soukburger
Instagram: @soukburger

Divulgação
Tadeu Brunelli/Divulgação

Publicações relacionadas