São Paulo – Dez equipes disputam o Campeonato Mundial de Clubes de Handebol Masculino (IHF Men’s Super Globe 2019), a partir desta terça-feira (27). Representando a América do Sul e Central, está o campeão destas regiões, o time brasileiro Handebol Taubaté (foto acima), do interior de São Paulo. O torneio ocorre na cidade de Dammam, de 27 a 31 de agosto, e é sediado pela primeira vez na Arábia Saudita.
As outras equipes competidoras são Al Wehda, da Arábia Saudita, FC Barcelona, da Espanha, HC Vadar, da Macedônia do Norte, Al-Duhail, do Catar, Zamalek SC, do Egito, New York City Team Handball, dos Estados Unidos, Sidney University Handball Club, da Austrália, Al Mudhar, da Arábia Saudita, e THW Kiel, da Alemanha.
É a primeira vez que o torneio comporta dez equipes. Nesta terça-feira, começam as oitavas de final. A quarta-feira (28) terá quatro jogos de quartas de final, incluindo a partida do Handebol Taubaté contra o time da casa, Al Wehda, às 6h15, horário de Brasília (12h15 no horário local).
As semifinais começam a ser disputadas em 29 de agosto, quinta-feira. As demais equipes competem uma rodada de classificação de 5º a 10º lugar em 29 e 30 de agosto. A disputa pelas medalhas ocorre no dia 31.
Este é o primeiro mundial de handebol realizado na Arábia Saudita, após nove edições consecutivas em Doha, no Catar. As próximas três edições do evento terão a Arábia Saudita como anfitriã e organizadora.
“Nosso objetivo é jogar as semifinais do mundial”, disse Marcus Oliveira, técnico da equipe do Handebol Taubaté, em nota no site oficial do campeonato. Desde 2013, a equipe do estado de São Paulo participa de todos os mundiais de clubes, exceto na edição de 2017. O melhor resultado do Taubaté foi o quinto lugar, ano passado (2018). Este ano, a equipe tem aspirações maiores.
“Temos uma equipe jovem e forte, que sonha em fazer história na competição. Temos uma boa defesa, que visa controlar a profundidade do jogo do adversário e se baseia na interceptação de bolas e na criação de possibilidades de contra-ataque”, descreveu o técnico, também conhecido por “Tatá”.
É possível assistir aos jogos ao vivo pelo canal oficial do campeonato no Youtube.