São Paulo – A Voz dos Oceanos, um movimento mundial de combate à poluição plástica liderado pela Família Schurmann, do Brasil, está sendo apresentado aos Emirados Árabes Unidos. Heloisa Schurmann, velejadora, escritora, vice-presidente sênior do movimento e matriarca da Família Schurmann, cumpre agenda no país árabe desde a quinta-feira (13) até a próxima segunda-feira (17) com esse intuito.
Uma parte central do trabalho da Voz dos Oceanos é a realização, desde agosto de 2021, de uma grande expedição pelos mares do Brasil e do mundo com o objetivo de gerar conscientização sobre a poluição plástica nos oceanos e engajamento social em busca de soluções para essa questão. O norte é buscar e compartilhar soluções inspiradoras voltadas à recuperação e preservação dos oceanos.
“Já passamos por mais de 100 destinos, superando mais de 10 países das Américas do Sul, Central e Norte, da Oceania e da Ásia. Também levamos nossa iniciativa para a Europa e, agora, trazemos aqui para os Emirados Árabes”, disse Heloisa por escrito à ANBA, sobre a visita ao país árabe.
Em uma programação apoiada pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que possui escritório em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, Heloisa tinha previstos na agenda encontros com representantes da diplomacia, iniciativas ambientais e femininas no país do Golfo.
“Comecei, nesta quinta, dia 13 de março, conhecendo a World Green Economy Organization (WGEO), que promove e acelera a transição para uma economia verde, e o projeto de reabilitação de tartarugas do Jumeirah Al Naseem – com carinho, me lembrei do nosso Projeto Tamar e seu belíssimo trabalho de anos”, disse Heloisa por escrito para a reportagem da ANBA.
Também estavam na agenda da brasileira encontros com o grupo Mulheres do Brasil e visitas à Surf House Dubai e à Embaixada do Brasil em Abu Dhabi. A programação foi acompanhada pelo diretor do escritório da Câmara Árabe em Dubai, Rafael Solimeo, e pela Especialista em Suporte Empresarial do escritório, Thalita Sabadia.
“Há pouco mais de um ano, começamos uma troca importante com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, avaliando possíveis parcerias de apoio à nossa Voz dos Oceanos, intercâmbio de conhecimento e expertises sustentáveis e disseminação de soluções inovadoras em prol do nosso Planeta Água”, explica.
A agenda de Heloisa no país árabe foi construída com a ajuda da Câmara Árabe. “Com uma escala em Abu Dhabi e Dubai em uma “escapada” minha ao Brasil para importantes ações de educação ambiental, a Câmara nos ajudou a construir uma agenda importante”, relata Heloisa.
A Câmara Árabe tem atuado em frentes voltadas à sustentabilidade, com participação ativa nas Conferências das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP) que ocorreram em países árabes: a COP27, no Egito, e a COP28, nos Emirados Árabes, entre outras iniciativas.
A Voz dos Oceanos também mantém diálogo com a diplomacia, como fará nos Emirados. “Somos uma iniciativa 100% brasileira de impacto global e, sempre que possível, apresentamos nossa Voz dos Oceanos para as embaixadas brasileiras de diversos países, entre eles, Estados Unidos e, agora, Abu Dhabi, fortalecendo a representatividade brasileira mundialmente na defesa do nosso Planeta Água”, diz.
Para reverter o cenário
A tripulação da expedição da Voz dos Oceanos atua com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e registra o que avista nos oceanos e costas litorâneas.
“Com a Voz dos Oceanos, navegamos mobilizando todos os setores da sociedade civil mundial para defender e recuperar nossos oceanos. Responsáveis por mais de 50% do ar que respiramos, eles também são reguladores do clima, mas vêm sendo sufocados pela crescente invasão de resíduos plásticos. Temos 40 anos de história navegando pelos mares do mundo e, desde o final de 1990, testemunhamos essa poluição crescendo absurda e preocupantemente. Por isso, assumimos essa missão de conscientizar e mobilizar a sociedade para juntos reverter esse cenário”, disse Heloisa.
Colaborou Marcos Carrieri.
Leia mais:
Precisamos falar sobre carbono
Centro cultural no Líbano exibe filme brasileiro