Geovana Pagel
São Paulo – A Cooperativa Veiling Holambra, o maior centro de comercialização de flores e plantas da América Latina, localizado no município de Holambra (SP), espera chegar ao final de 2004 com mais de 14 milhões de unidades de flores de corte exportadas, representando um crescimento de 300% em relação ao ano passado. Em 2003, primeiro ano da comercialização no mercado internacional, os produtores exportaram 3,5 milhões de unidades por meio da Veiling.
A cidade de Holambra, que também é conhecida como "Cidade das Flores", produz em torno de mil variedades, que correspondem a cerca de 35% das flores e plantas ornamentais do país. A Veiling Holambra concentra a produção de cerca de 320 associados da macro região de Holambra e outras regiões produtoras.
Hoje são 25 produtores de flores de corte que exportam diretamente pela cooperativa. As principais variedades exportadas são lírio, rosa, gérbera, lisianthus, antúrio, tropicais, cartamus, girassol, folhagens, orquídea, solidago, celosia e buquês. A expectativa dos produtores é ampliar o volume exportado e chegar a novos mercados, como os países do Oriente Médio e do Sul da Europa.
"Há duas semanas fizemos o envio de amostras de flores tropicias, como antúrios e gérberas para Dubai (Emirados Árabes Unidos)", contou o gerente de exportações da Veiling, Rubens Oliveira. "As sugestões foram nossas e definidas a partir da identificação das espécies que agüentam mais a viagem e o clima quente da região", completou.
Segundo ele, este foi o primeiro contato com um país árabe e a estimativa em relação às primeiras vendas é bastante otimista. "Daqui há cerca de 20 dias vamos receber a visita de um importador de Dubai, para conhecer nossas plantações de perto", disse o gerente. "Nossa expectativa é grande. Antes de mais nada precisamos nos aproximar deste mercado em potencial, ainda totalmente desconhecido. Saber o tipo de flor, o tipo de contrato que será feito. Não sabemos, por exemplo, se ele vai querer 20 caixas ou 2 mil caixas", acrescentou.
Até ser reconhecido no mercado internacional como pólo exportador, a venda das flores produzidas no pequeno município de 10 mil habitantes para o exterior ocorria esporadicamente e de forma isolada.
Os principais compradores das flores de corte de Holambra são os Estados Unidos, Holanda e Portugal, este último em menor escala. "Nosso mercado interno é enorme. Felizmente o setor foi crescendo a ponto de podermos começar a olhar para o mercado externo também", disse Oliveira.
Aposta na competitividade
Os produtores de Holambra apostam na competitividade das flores de corte e consideram que o primeiro ano foi de aprendizado, com a necessidade de adaptações para atender as exigências do mercado internacional. Para 2005, a meta de alguns produtores é crescer ainda mais e exportar mais de 50% da produção.
Jan de Wit, um dos maiores exportadores de Holambra, também aposta no crescimento das vendas no comércio exterior. Ele produz lírios e exporta principalmente para os Estados Unidos. A meta é exportar 35% da produção até o final do ano, 50% no ano que vem e chegar a patamares de 70% a 80% nos próximos anos. O produtor trabalha com estoques de bulbos e consegue produzir o ano todo.
Segundo ele, o mercado internacional é sazonal, sendo dezembro, fevereiro e maio os meses de pico para a exportação. Wit avalia que as flores de corte de Holambra são bem aceitas no mercado externo. "Nosso produto tem sido muito elogiado, tem competitividade e não deixa nada a desejar", comentou.
Com um ano de trabalho, os produtores estão se ajustando. Um dos itens é a embalagem. As caixas de papelão natural estão sendo substituídas por papelão mais grosso, além de padronizadas e coloridas. "Para exportar é preciso qualidade e, principalmente, disponibilidade de produtos para o atendimento dos pedidos. Estamos ainda aprendendo o caminho das pedras", disse.
Wit considera importante participar do mercado global e fortalecer o produto de Holambra. "Queremos ter um produto capaz de fazer parte de qualquer mercado, para permitir o crescimento do nosso negócio", explicou o produtor.
Exportações
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), as exportações brasileiras de produtos da floricultura registraram aumento de 30,8% no primeiro semestre de 2004, chegando a US$ 11,76 milhões.
Já para as importações dos mesmos produtos, houve crescimento de 7,5%, de US$ 2,78 milhões (2003) para US$ 3,0 milhões (2004).
O saldo da balança comercial apresentou crescimento expressivo de 41,3%, evoluindo de US$ 6,21 milhões para US$ 8,78 milhões no mesmo período.
Expoflora
Na conquista de novos mercados, Holambra conta com uma importante vitrine para seus produtos: a Expoflora, a maior exposição de flores da América Latina, que, este ano, em sua 23ª edição, será realizada entre 26 de agosto e 26 de setembro, de quinta-feira a domingo das 9h às 19h, inclusive nos dias 06 e 07 de setembro, feriado nacional.
Sob o tema "Flores, Povos e Países", a feira, que espera um público de 300 mil pessoas, terá a exposição de flores dividida em 13 cenários distintos em um espaço de 7 mil metros quadrados, homenageando índios, portugueses, espanhóis, holandeses, franceses, negros, italianos e japoneses. A idéia é mostrar, com plantas e flores, como algumas das etnias contribuíram para a formação do povo brasileiro.
Além de festejar a chegada da Primavera, a feira incentiva o consumo de plantas e flores por meio de diversas manifestações culturais, entre elas arte, dança, música e culinária, entre outras.
No Garden Center, o supermercado de flores e plantas do recinto, montado em uma área de 3,3 mil metros quadrados, o público poderá conhecer flores e plantas e adquiri-las. A expectativa é que sejam vendidas 490 mil unidades na edição deste ano.
Contato
Cooperativa Veiling Holambra
Telefone: +55 (19) 3802-9382
Site: www.veiling.com.br
E-mail: rubens@cvh.com.br