São Paulo – Os desafios e as possiblidades de ampliar o alcance da comunicação por meio da inteligência artificial e a sustentabilidade foram os temas de destaque do primeiro dia do 2º Congresso Global de Mídia, organizado pela WAM, a agência de notícias estatal dos Emirados Árabes Unidos.
O evento é realizado até quinta-feira (16) em Abu Dhabi, a capital dos Emirados, e tem a participação do coordenador de Marketing Digital da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Bruno de Sá (foto acima), que integra a equipe de mídias sociais da ANBA e está no evento representando a agência como convidado da WAM.
De acordo com Sá, o evento começou com a apresentação e o debate sobre o uso de inteligência artificial. No decorrer do dia, o palco principal do congresso foi dominado pelos debates sobre esta tecnologia e os desafios que ela impõe, como a manutenção dos empregos no setor de comunicação, e as ferramentas que ela pode proporcionar para tornar o trabalho do comunicador mais eficiente.
“O que se falou na conferência foi o temor de que possa substituir empregos na área de mídia, com todos [os palestrantes] dizendo que a tecnologia é ótima, mas que nada pode substituir a experiência humana para narrar histórias e apresentar diferentes pontos de vista. A Inteligência Artificial vem para ajudar neste sentido”, disse Sá.
Outro assunto que dominou as palestras foi sustentabilidade e a importância do papel da mídia em apresentar ao mundo os desafios que o aquecimento global já impõe à sociedade. O emirado de Dubai, vizinho a Abu Dhabi, será a sede da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP28, de 30 de novembro a 12 de dezembro.
“O que eles [os palestrantes] citaram bastante é que as mudanças climáticas têm um papel muito importante na questão de desmentir as fake news, de ser um intermediador do que está acontecendo e trazer isso de forma clara para o público”, afirmou Sá.
Além da ANBA, o Brasil está presente no evento de outras formas. No primeiro dia do evento, o diretor de Políticas e Direito das Crianças da Fundação Alana (organização brasileira de apoio à infância), Pedro Hartung, participou de um painel sobre ação climática e de outro painel sobre influencers e a criação de conteúdo e comunicação sobre mudanças climáticas. Ainda de acordo com Sá, a rede de televisão SBT participa do evento como expositora.
No segundo dia do encontro, os temas centrais relacionados à mídia serão educação e sustentabilidade. No último dia, entrarão na pauta das palestras e painéis do congresso temas como tolerância, inovação, os desafios da mídia impressa, esportes e o papel das mulheres no jornalismo esportivo. Deste painel irá participar a narradora da ESPN Brasil, Luciana Mariano.